
Na manhã desta terça-feira (15), durante entrevista concedida à Rádio Brasil FM, Gabriel, representante da Defesa Civil de Vitória da Conquista, falou sobre a grave situação de estiagem que atinge o município. Segundo ele, desde o dia 15 de março, a cidade está em situação de emergência decretada devido à escassez de chuvas, cenário que também afeta outros quase 30 municípios baianos.
De acordo com Gabriel, os índices pluviométricos estão bem abaixo da média histórica dos últimos 30 anos, o que tem comprometido diretamente a oferta de água na região, especialmente para as comunidades da zona rural.
Uma das principais medidas adotadas pela Prefeitura tem sido a operação carro-pipa, sem apoio estadual e federal. No entanto, o número de caminhões disponíveis ainda é insuficiente para atender toda a demanda. Por isso, a Defesa Civil está convocando pipeiros – pessoa física, jurídica, cooperativas ou associações – para se credenciarem e reforçarem o abastecimento de água potável.
Além disso, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Defesa Civil, está trabalhando em frentes como implantação e manutenção de sistemas de abastecimento simplificados de água, em busca de soluções sustentáveis a longo prazo.
“A situação é crítica, mas a Prefeitura tem arregaçado as mangas para enfrentar esse desafio. Estamos atentos e agindo para minimizar os impactos da estiagem para a população”, destacou Gabriel.
Para os interessados em se credenciar como pipeiros e contribuir com o abastecimento, o contato pode ser feito diretamente com a Defesa Civil, por telefone ou WhatsApp: (77) 98856-5070.
A equipe do Blog do Léo Santos segue acompanhando de perto essa situação e poderá trazer a qualquer momento informações atualizadas, inclusive com a participação da prefeita Sheila Lemos.