JEQUIÉ JÁ REGISTROU 16 HOMICÍDIOS EM 2025

facebook sharing button
twitter sharing button
messenger sharing button
whatsapp sharing button

A onda de violência segue assustando a população de Jequié. Na noite de sábado (1º), um homem identificado como Ramon Bispo, de 38 anos, foi executado com vários tiros no bairro Joaquim Romão. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiu aos ferimentos.

O crime ocorreu um dia após o assassinato de duas mulheres na cidade, elevando para 16 o número de homicídios registrados apenas neste ano. Nos últimos anos, Jequié tem figurado entre as cidades mais violentas do Brasil, proporcionalmente, o que reforça a preocupação com a segurança pública no município. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

Bahia recebe mais 80 ambulâncias do Samu para cobertura em 73 cidades

facebook sharing button
twitter sharing button
messenger sharing button
whatsapp sharing button
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia recebeu um incremento de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que vão compor a assistência em 73 cidades baianas. A entrega dos veículos foi realizada nesta sexta-feira (31), em frente à Igreja do Bonfim, em Salvador, na presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana.

“A Bahia, que é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender a atenção básica e a alta complexidade. Só a Bahia recebe 80 ambulâncias. É um dia muito feliz”, celebrou o governador Jerônimo Rodrigues.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O ato simbólico do Ministério da Saúde marca a concessão de 170 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de nove estados do nordeste brasileiro. Para a renovação da frota na Bahia, o investimento federal foi de R$ 23,1 milhões.

Segundo Roberta Santana, a Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias do Samu desde 2023 e a expectativa da administração estadual é de ter mais 80 veículos novos em operação até o final do primeiro trimestre de 2025. “São renovações de frotas que fortalecem a nossa rede de urgência e emergência. E nessa simbologia, que é o Samu para a saúde pública do nosso estado”, avaliou a titular da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab

Bêbado e na contramão, motorista acaba preso pela PRF após provocar acidente fatal na BR 324, diz PRF

O nível de embriaguez era tanto, que o homem sequer conseguia soprar o bafômetro. Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na madrugada de ontem (02) um motorista embriagado que provocou um acidente fatal na BR- 324, em Salvador (BA). O automóvel que ele dirigia, um Chevrolet/Corsa, invadiu a pista na contramão de direção e atingiu em ‘cheio’ uma motocicleta Yamaha/Fazer, de cor preta.

Por volta das 2h55 deste domingo, a PRF foi avisada da ocorrência de um acidente no km 618 da BR 324 (na altura de Águas Claras – sentido interior), envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta.

Ao chegar no local, os policiais encontraram o condutor da motocicleta já em óbito. Ao se aproximarem do motorista do Corsa, a equipe notou que ele apresentava características visíveis de embriaguez, como fala desconexa, odor etílico, olhos vermelhos e falta de equilíbrio ao caminhar. O teste com o etilômetro passivo detectou a presença de álcool, porém o nível de embriaguez era tanto, que o homem sequer conseguia soprar o bafômetro (equipamento utilizado para verificar a quantidade de álcool no organismo).

Conforme relato de uma testemunha e das câmeras de videomonitoramento da concessionária, foi possível comprovar que o Corsa trafegava na contramão de direção e na faixa de maior velocidade, quanto colide frontalmente com a motocicleta e o piloto é arremessado ao solo.

A testemunha acrescentou também que chegou a prestar os primeiros socorros a vítima, mas foi surpreendido por um segundo carro que trafegava na rodovia e acabou atingindo tanto a moto da testemunha como o motociclista da Fazer que estava caído ao solo.

Em seguida, os policiais lavraram um Termo de Constatação de Embriaguez, documento onde se detalha o conjunto de sinais de ingestão de álcool constatados no ato da abordagem. Esse documento é previsto pela legislação e é uma das modalidades de prova admitida para a configuração do crime de embriaguez ao volante.

Diante dos fatos, o condutor que é inabilitado foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Salvador, onde foi registrado o fato pelos crimes de embriaguez ao volante e homicídio culposo na direção de veículo automotor. A vítima tinha 66 anos, era natural de Ilhéus e servidor público municipal.