O primeiro dia de 2025 será marcado pela posse da prefeita Sheila Lemos (UB), vice e dos 23 vereadores eleitos de Vitória da Conquista, aumentando o número de edis na Casa Legislativa. Além de receber mais dois edis, uma vez que o número saltou de 21 para 23, a Câmara de Vereadores também vai vivenciar a eleição do seu novo presidente.
A eleição é aguardada com ansiedade por todos os edis e lideranças políticas. Como o Blog do Sena já antecipou após muita apuração, o bolsonarista Ivan Cordeiro (PL) deve concorrer com chapa única, sendo eleito por todos os edis da Casa.
Ivan já conseguiu reunir apoios na bancada de situação da prefeita, que deve votar em peso nele. A surpresa ficou pela facilidade de articulação entre os vereadores da bancada de oposição, incluindo os eleitos pelo PT é PCdoB, o edil já conseguiu reunir apoio entre os adversários políticos, gozando de um prestígio poucas vezes visto.
Ivan sempre foi tido como o favorito da prefeita Sheila Lemos na disputa, sendo um de seus líderes políticos. A mesa diretora encabeçada por ele deve reunir ainda a novata Cris de Lúcia Rocha (MDB), Luciano Gomes (PCdoB), o atual presidente Hermínio Oliveira (PP), e Dinho dos Campinhos (Republicanos).
Outra novidade neste mandato é que com o aumento do número de vereadores, a verba de gabinete, destinada à contratados de assessores, também será reduzida, passando de cerca de R$ 50 mil para R$ 45 mil. Um impacto que deve ser sentido pelos edis.