Auditório do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9º BEIC)
Por meio de uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça da Bahia, realiza até amanhã (4), no auditório do 9o Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9º BEIC), um treinamento em primeiros socorros nas atividades policiais.
O treinamento conta com a participação de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal, e ainda integrantes de outras forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, agentes da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Durante três dias, eles serão capacitados para poderem agir como o primeiro contato em situações de emergência.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, o Samu 192, além de fazer parte de uma rede de urgência e emergência, tem o papel de promover a educação continuada. “Uma ação como essa é de extrema relevância para a saúde pública, porque nós estamos envolvendo diversos atores. Entendo que só com a união dessas forças é que a gente faz a diferença, pois o objetivo é único: salvar vidas”, defendeu Fernanda.
Fernanda Maron e Graziela Tavares (primeiras a partir da direita)
O subcomandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (CIPM), tenente-coronel Sílvio Berlink, falou sobre a importância da integração entre as forças e da atualização em primeiros socorros. “A gente fica feliz com a qualificação e com este momento de integração das forças de segurança para melhor atender à nossa população. Primeiros socorros não é importante somente para nosso trabalho, mas também para nossa vida pessoal na nossa casa, ter essa noção, este olhar, para evitar maiores complicações”, avaliou Berlink.
Silvio Berlink
A coordenadora regional do Samu 192, Graziela Tavares, lembrou que esta é uma atualização, pois todos os policiais já são treinados para os primeiros socorros. “Anualmente nós fazemos atualização com a rede de urgência e emergência. E este momento aqui é muito importante, pois os agentes de segurança como o Simtrans, por exemplo, são os primeiros a chegarem na ocorrência. Por isso, a gente precisa ter esse aprimoramento do treinamento de primeiros socorros. Reforçando o que fazer até a chegada do serviço, quais as limitações e até onde eles podem atuar como força de segurança”, explicou Graziela.
Fagner
Para o subinspetor da Guarda Municipal, Fagner Pereira de Souza, o curso é de grande valia para a Guarda Municipal e demais forças policiais. “Para nós que estamos trabalhando diariamente na rua, prestando à comunidade o nosso serviço, fazer este treinamento de primeiro socorros vai ser de grande valia, pois temos como princípio e atribuições a preservação da vida, a diminuição do sofrimento e a redução das perdas. Então, com isso aí, a gente vai proporcionar o melhor trabalho e atendimento da população”, disse Fagner.