Filme Cidade; Campo mostra cena de sexo entre duas mulheres Foto: Cris Lyra / Dezenove Som e Imagens
Nesta quinta-feira (28), o governo do Amapá confirmou o cancelamento da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Escola Barão do Rio Branco, em Macapá, após viralizar nas redes sociais que um dos filmes exibidos continha uma cena de sexo lésbico.
A cena faz parte do filme Cidade; Campo, estrelado por Bruna Linzmeyer e Mirella Façanha, que foi apresentado no dia 19 de novembro em um anexo da escola. Pelo menos 100 crianças tiveram acesso ao filme.
O vídeo viralizado mostra os estudantes gritando assustados ou rindo da cena. Com a repercussão, pais de alunos reclamaram da programação do evento e o caso precisou ser decidido pelo governador em exercício, Antônio Teles Júnior (PDT).
– Assim que tomei conhecimento e na condição de governador em exercício encaminhei expediente a Secretaria de Educação suspendendo e proibindo a veiculação de qualquer atividade da “14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos” na Escola Barão do Rio Branco. É inadmissível tamanha irresponsabilidade dos idealizadores do evento para com os alunos. Além disso, solicitei a imediata apuração dos fatos para que ocorra a eventual punição dos envolvidos – escreveu o político na rede social X.
A organização da mostra, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, pediu desculpas pelo ocorrido. Em nota, reconheceu erro na classificação indicativa do filme e afirmou que realizou uma reavaliação para evitar novos