Vitória da Conquista entra em alerta amarelo de chuvas intensas até amanhã

Vitória da Conquista está em alerta de chuvas intensas até às 10h de quinta-feira (31). O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

O alerta compreende uma pequena parte do Sudoeste e Sul da Bahia, incluindo a Zona Rural de Vitória da Conquista. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Defesa Civil Municipal orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números: 199 e (77) 3422-5958, ou através do WhatsApp (77) 98856-5070.

Muniz comemora adoção de mecanismos de controle de velocidade na BA-262

 

Durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 30, o vereador Subtenente Muniz (PDT) destacou a necessidade de mecanismos de controle de velocidade na BA-262. Durante sua fala, o vereador destacou a necessidade urgente de ações que visem a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam essa rodovia.
Muniz elogiou a iniciativa da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) em implementar dispositivos de controle de velocidade, como radares e sinalizações específicas. Ele ressaltou que essas medidas são fundamentais para reduzir o número de acidentes registrados nesse trecho da rodovia. “A segurança no trânsito deve ser uma prioridade. É nossa responsabilidade, como representantes do povo”, declarou.
O vereador destacou também avanços nas obras de revitalização de uma praça no distrito do Pradoso, bem como a reforma de uma escola dessa localidade. “A eleição passou, mas o trabalho continua e vai continuar”, pontuou.

 

ALUNO DE LAMPIÃO MORRE EM COMBATE COM A CAESG

 

Por volta das 05h00, uma guarnição da CIPE Sudoeste, destacada para área de responsabilidade da 94ª CIPM/Caetité, a fim de executar o patrulhamento especializado na região, seguiu para a zona rural da cidade com vistas a dar cumprimento ao mandado de prisão expedido pela vara jurisdicional de Iraquara-Ba, em desfavor de um nacional pelos crimes de tráfico de drogas e tentativa de homicídio, além de responder por estupro de vulnerável, tratando-se de um indivíduo de alta periculosidade. A Guarnição, ao se aproximar de uma residência apontada como local de homizio do suspeito, e iniciado o procedimento para o cerco do local, fora surpreendida pela tentativa de fuga de um indivíduo que abriu uma porta bruscamente, ao mesmo em que efetuou disparos contra os policiais. Diante da situação, os policiais tomaram postura de segurança e revidaram a injusta agressão, e ao cessar os disparos foi identificado e contido um homem com arma na mão. Feita a contenção do agressor, foi realizada uma rápida busca perimetral e localizada mais uma arma de fogo. Logo após, foi prestado o socorro ainda ao suspeito ainda com sinais vitais, sendo conduzido a UPA da cidade de Caetité, onde evoluiu a óbito sendo constatado pelo médico plantonista. Diante do fato ocorrido todo material colhido foi apresentado no plantão da Delegacia Territorial de Guanambi-Ba para ser adotada as medidas cabíveis sob ocorrência N° 748412/2024.

▪️ RESISTENTE:
01 (um) nacional do sexo masculino.

▪️ MATERIAL APREENDIDO:
▪️ 01(um) revólver Calibre 38, com numeração suprimida, marca Rossi;
▪️ 03 (três) cartuchos deflagrados;
▪️ 01 (um) cartucho picotado;
▪️ 01 (um) cartucho intacto;
▪️ 01 (uma) espingarda de fabricação artesanal.

 

Me Conte uma novidade 🥱Operação Lava Jato | Gilmar Mendes anula condenações de Dirceu, que deixa de ser considerado ‘ficha suja’

Foto: Antonio Augusto | STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou na segunda-feira (28) todas as condenações contra o ex-ministro José Dirceu, nos processos relacionados à operação Lava Jato. Com isso, o petista retoma seus direitos políticos e deixa de ser considerado “ficha-suja”. As informações foram publicadas pelo portal UOL. Atendendo a um pedido da defesa, Gilmar estendeu a José Dirceu a decisão da 2ª Turma do STF, que considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro ainda criticou Moro e os procuradores de Curitiba, afirmando que a operação “encarava a condenação de Dirceu como objetivo a ser alcançado para alicerçar as denúncias que, em seguida, seriam oferecidas contra Luiz Inácio Lula da Silva”. Para Gilmar Mentes, as ações contra o petista tinham como objetivo servir de “alicerce” para as denúncias apresentadas posteriormente contra Lula. “A extensão (da decisão da 2º turma do STF), assim, legitima-se não como uma medida geral, que aproveita a qualquer outro investigado na Lava Jato, mas devido a indicativos de que o juiz e procuradores ajustaram estratégias contra esses réus, tendo a condenação de um deles como alicerce da denúncia oferecida contra outro”, diz a decisão do ministro.

Mulher morre após cair de moto e ser atropelada por caminhão em Guanambi

Na manhã desta quarta-feira (30), um acidente fatal foi registrado em Guanambi. Por volta das 6h50, uma mulher, ainda não identificada, perdeu o controle da motocicleta após ser fechada por outro veículo na Rua José Humberto Nunes. Após a queda, ela foi atropelada por um caminhão e morreu no local. Equipes do Samu 192 confirmaram o óbito, enquanto o 17º Batalhão de Polícia Militar isolou a área para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Polícia Civil investiga o caso, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Com apoio do Saúde Renovada e Governando com as Pessoas, Prefeitura entrega 17ª Unidade de Saúde revitalizada

RONDESP SUDOESTE E PETO RURAL 92° PRENDE BANDIDO COM ARSENAL DE ARMAS E MUNIÇÕES EM CONQUISTA

Guarnições da RONDESP-SO apoiadas pela guarnição do PETO da 92 CIPM ,em deslocamento pela Av. Presidente Vargas, em Vitória da Conquista, com destino à cidade de Barra do Choça para realizar patrulhamento tático, avistou o veículo Celta de placa policial JPL 6913 realizando uma conversão proibida,diante disso, as guarnições retornaram e conseguiram abordar o veículo na Av. Bruno Bacelar, em frente à residência do condutor. Durante a busca no interior do veículo, foram encontradas três munições de calibre .38 e duas munições de calibre 9mm. Ao ser questionado sobre as munições e a possível arma, o condutor informou que esta estava guardada em uma gaveta no guarda-roupa de seu quarto. Com o consentimento do mesmo, a guarnição entrou na residência e localizou a arma no local indicado.
Em relação às munições de calibre 9mm, o conduzido indicou que a respectiva arma estava em sua outra residência, em Barra do Choça. As guarnições se deslocaram até o local e, ao chegarem, encontraram uma pistola 9mm enterrada no quintal da residência, conforme apontado pelo conduzido. No entanto, durante uma busca minuciosa, a guarnição notou indícios de outro material enterrado. Ao escavar o local, foi localizada uma grande quantidade de munição de diversos calibres, FGC-9 carabina semiautomática 9mm impressa em 3D e um revólver cal .38.
O conduzido foi apresentado ileso no DISEP, juntamente com todo o material apreendido.

*MATERIAL APREENDIDO*
109 munições de cal.38
49 munições de cal. 556
79 munições de cal. 9mm
46 munições de cal. .40
16 munições de cal.12
40 munições de cal. 380
1 FGC-9 carabina semiautomática 9mm impressa em 3D modelo MKII sem numeração aparente.
2 carregadores alongados 9mm;
1 pistola canik 9mm – TP9SF numeração T6472-23 AT 07939
2 carregadores 9mm;
1 Revólver 38 , 6 tiros ,Smith e Wesson sem numeração aparente;
1 Revólver 38 Taurus 5 tiros sem numeração aparente;
1 celular multilaser preto.

*CONDUZIDO*

G.A.S