Testemunhas de Jeová têm direito de recusar procedimento que envolva transfusão de sangue, decide STF

A decisão foi tomada por unanimidade. Foto: Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, no dia 25set24, que pacientes adultos e capazes têm o direito de recusar transfusões de sangue por motivos religiosos e optar por tratamentos médicos comprovados que não envolvam o uso de sangue. Esta decisão defende os direitos dos pacientes para todos os brasileiros.

O STF analisou dois casos envolvendo Testemunhas de Jeová que tiveram o direito de tomar suas próprias decisões médicas negado, devido às suas crenças religiosas. Em um dos casos, o ministro Gilmar Mendes enfatizou a importância da autonomia do paciente: ”Em razão da liberdade religiosa e da autodeterminação, mostra-se legítima a recusa pelas Testemunhas de Jeová de tratamento que envolva transfusão de sangue.” No outro caso, o ministro Luís Roberto Barroso mencionou que “o direito à recusa de transfusão de sangue por convicção religiosa tem fundamento nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade de religião.”

Essas decisões estão de acordo com decisões de tribunais internacionais. Dias antes do julgamento do STF, a Grande Câmara do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (CEDH) confirmou que os pacientes têm o direito fundamental de escolher seus próprios cuidados médicos no caso Pindo Mulla vs. Espanha.

Comentando sobre procedimentos e tratamentos médicos que evitam o uso de sangue, o ministro André Mendonça observou que a decisão do STF ”derruba qualquer preconceito” contra tratamentos médicos que evitam o uso de transfusão de sangue. Ele destacou que existem ”numerosos documentos e estudos nacionais e internacionais que demonstram claramente a eficácia desses tratamentos, tanto que não só a comunidade internacional, mas também o Sistema Único de Saúde (SUS) reconheceu sua eficácia.”

Kleber Barreto, porta-voz das Testemunhas de Jeová no Brasil, afirma: ”Estamos felizes que, em ambos os casos, o STF tenha defendido unanimemente os direitos dos pacientes de tomar decisões médicas informadas com base em suas crenças.”

 

Homem de 39 anos é encontrado sem vida dentro de condomínio em Guanambi

Homem de 39 anos é encontrado sem vida dentro de condomínio em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 39 anos, identificado como Rodrigo Cardoso Barros, foi encontrado sem sinais vitais dentro de sua residência, no Condomínio Conde, em Guanambi, na manhã desta segunda-feira (30), por volta das 10h. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). De acordo com a unidade, após informações recebidas por uma testemunha, uma senhora, que esteve no local, comunicando ter encontrado um indivíduo do sexo masculino, aparentemente sem sinais vitais. A testemunha relatou à guarnição que avistou o corpo e imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) informando que havia um homem em óbito no local. O óbito foi confirmado pela equipe do Samu 192. No corpo não havia sinais de violência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Rodrigo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso. Não há informações sobre velório e sepultamento.

JOVEM QUE FOI BALEADO EM FESTA DE PAREDÃO NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL

Um acerto de contas entre integrantes de facções rivais, que atuam na zona oeste de Conquista, teria sido o motivo do ataque contra um rapaz identificado por Lázaro, na noite desse domingo (29), durante um evento de paredão na Lagoa das Bateias.

Segundo o médico que atendeu a vítima, o homem apresentava três perfurações por bala: uma no punho direito, uma no tórax e outra no dorso.

De acordo com fontes não oficiais, o alvo dos atiradores teria participado da morte de um rival, eliminado a tiros durante a semana.

Na ocorrência da qual Lázaro teria participado, um homem identificado por Edmarlei (imagem acima), 28 anos, foi  assassinado a tiros em frente a uma escola no bairro Nossa Senhor Aparecida, na noite de sexta-feira (27).

Supreendido pelos atiradores, ele foi morto na Avenida Principal. A Polícia Militar foi acionada e chegou rapidamente ao local, mas a vítima já havia morrido.

SOCORRO- Na ocorrência de domingo, Lázaro chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu horas depois.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal registraram a ocorrência. O corpo foi removido ao IML de Vitória da Conquista por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica. Lázaro era morador do bairro Cidade Modelo.

HOMEM DE 72 ANOS MORRE VÍTIMA DE GRAVE ACIDENTE NA ESTRADA CONQUISTA A ANAGÉ

O fim de semana está sendo marcado por acidentes com vítimas fatais na região de Vitória da Conquista.

Um homem  identificado como Clemente Silva  Dos Santos de 72 anos , morreu após perder o controle de uma caminhonete na altura do distrito de Vila Mariana, entre Vitória da Conquista e Anagé, na tarde deste domingo (29).

O corpo foi  removido para o IML de Vitória da Conquista.

A Polícia Rodoviária Estadual está no local registrando a ocorrência.