Um bebê de três meses foi salvo por policiais militares, após se engasgar com secreção, nesta quinta-feira (12), no bairro de Pituaçu, em Salvador. As informações são do G1. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 6h35, próximo de um restaurante, na rua do Carimbamba. Os policiais faziam rondas na região quando um casal abordou os agentes e pediu ajuda. Um vídeo mostra o momento que o soldado Delanio Jordão executou a manobra de Heimlich, quando se coloca uma das mãos fechada sobre a chamada “boca do estômago”, e o bebê, que se chama Miguel, reagiu bem. “No início é uma aflição, porque um bebê de três meses é muito pequeno e praticar essa manobra. Tem que ter todo cuidado e atenção para não exercer muita força”, contou o agente. Depois, os policiais orientaram que os pais levassem o menino para uma unidade de saúde, para avaliar o quadro clínico. “Graças a Deus foi bem feita a manobra e deu tudo certo. A criança voltou a respirar e foi levada para um hospital, onde fez exames preliminares. Está tudo bem com ela”, comemorou o soldado. O soldado Delanio Jordão contou que também tem um filho pequeno e já precisou fazer uma manobra para salvá-lo após o menino parar de respirar. “Graças a Deus deu tudo certo tanto para meu filho quanto para o deles. Estou muito feliz por isso e a Polícia Militar está aqui para isso, dar atenção que a sociedade merece”.
A obra da duplicação do trecho da BR-116 realizada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) foi inaugurada nesta quarta-feira (11). Agora, o local conta com um novo binário que vai ajudar a proporcionar mais fluidez e segurança no trânsito e já está funcionando.
O novo binário e a duplicação da pista foram realizadas no trecho localizado em frente ao Atacadão e ao Bosque dos Pássaros, novo loteamento residencial. As intervenções foram realizadas por meio de uma PPP entre as duas empresas, após firmarem um compromisso com o Governo Municipal. Com a ampliação do atacadista e a construção do novo residencial, o projeto se fez necssário para garantir a segurança das pessoas que trafegam pelo local.
Além disso, a ViaBahia aprovou o projeto e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autrorizou a obra. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participou da construção do projeto.
Em entrevista ao Blog do Sena, o Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, explicou que as novas mudanças no local são fruto do diálogo entre o Governo Municipal e as empresas.
“É um diálogo muito importante com essas empresas sobre a necessidade da gente fazer intervenções nesse trecho.Nós temos aqui o Conveima II ao lado, nós temos um fluxo muito grande de pessoas, de veículos, de caminhões nesse trecho. E a gente não poderia deixar de atuar junto a essas empresas exatamente para que essas intervenções fossem feitas. Após esse diálogo, junto com a Via Bahia e com a própria PRF, foi estabelecido um projeto. Ele foi feito exatamente para que a gente tivesse condições de trafegabilidade e segurança para todos aqueles que utilizam essa via”, destacou Yoshiura.
Com as intervenções, o trânsito no local vai mudar. A partir da instalação do novo binário, agora, a rotatória foi retirada do local e foi estabelecido sentido único para quem sai da cidade. Além disso, uma pista auxiliar foi construída, com sentido único, para quem entra no município.
“Antigamente, a gente tinha aqui uma rotatória, quem queria entrar no Atacadão cruzava e quem queria entrar no bairro Conveima II também fazia essa rotatória, sem muita segurança, comprometendo a integridade das pessoas. Hoje, logo depois do viaduto, nós já temos sentido único, na BR-116. O sentido único é para quem está saindo de Vitória da Conquista. E essa via nova que foi criada, uma via paralela, sentido único para quem está entrando em Vitória da Conquista. Com esse conjunto de contornos, a gente consegue dar muito mais segurança e fluidez nesse local”, explicou Yoshiura.
Já para quem está vindo do sentido Cândido Sales, para entrar em Vitória da Conquista, o secretário explicou que logo após o parque logístico, vai acessar a avenida que está ainda sendo concluída. Será uma marginal, em sentido único para o lado Norte. A passarela está em fase de conclusão. Destinada para o pedestre atravessar a BR-116 com segurança, a expectativa é que o equipamento seja entregue nas próximas semanas. “A passarela, a gente espera que já nas próximas semanas esteja totalmente pronta”, disse.
Quem precisar fazer o retorno para ter acesso ao Atacadão ou ao Bosque dos Pássaros, vai precisar fazer um retorno de aproximadamente 400 metros, após a passarela. “Para quem quiser entrar no Atacadão, vai precisar fazer um contorno há 400 metros da passarela. Vai acessar o loteamento Bosque dos Pássaros e vai acessar o Atacadão. Quem tiver saindo da cidade e quiser retornar, faz esse retorno. Sem cruzamentos, o que é muito importante”, contou Yoshiura.
Para Yoshiura, as intervenções chegam em um momento que a cidade “clama” por melhorias na BR-116. Segundo ele, as mudanças poderão chamar atenção da ViaBahia, concessionária responsável pela administração da BR-116, sobre a necessidade de importantes intervenções na via.
“A gente tem uma expectativa muito grande das intervenções dos viadutos na nossa cidade, das passarelas. Nós temos essa novidade, a primeira passarela de Vitória da Conquista foi feita nessa intervenção e a gente espera que isso sirva para alertar as instituições. Alertar também a Via Bahia sobre a necessidade. Após a instalação desses equipamentos, aqui, após essa duplicação, com certeza todos vão verificar a importância desses equipamentos para Vitória da Conquista. Assim como os viadutos na saída para os municípios de Itambé, Ilhéus, assim como os viadutos no Campinho, na Brumado, da para a Brumado, também ali no Distrito Industrial. Então a gente vem trabalhando nesse sentido”, disse.