Projeto do Ministério da Justiça usará filmes como medidas de reintegração de presos

Foto: Reprodução/Bahia Notícias

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, está promovendo uma mostra audiovisual do Ministério dos Direitos Humanos para os presídios brasileiros. O projeto está sendo coordenado pela Secretaria de Políticas Penais.

O projeto já está na 14° edição. Neste ano, o Ministério da Justiça propôs que a amostra também exibirá filmes prisionais. A proposta é contemplar todos os estados e o DF com filmes.

Segundo informações da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que coordena o projeto, ao menos dois presídios por unidade da federação devem receber a mostra – uma unidade masculina e outra feminina.

“A gente decidiu fazer um edital de chamamento para criar uma metodologia que viabilizasse tanto a atividade cultural, quanto a capacitação dos servidores locais para o manejo e implementação de projetos de cultura com fins de remição”, explica a coordenadora Nacional de Trabalho da Senappen, Juciane Prado.

Sem data oficial para ser lançado, o projeto está na fase de alinhamento da metodologia a ser utilizada e de curadoria dos filmes que serão exibidos.

Bombeiros militares da Operação Florestal atuam em incêndio em Bom Jesus da Lapa

Bombeiros militares da Operação Florestal atuam em incêndio em Bom Jesus da Lapa

 

Bombeiros militares que atuam na Base Florestal Lapa, em Bom Jesus da Lapa, estão realizando o monitoramento de possíveis pontos quentes na área de uma fazenda na BA-160, em Bom Jesus da Lapa. O combate durou dois dias. Outra guarnição permanece atuando em um foco de incêndio às margens da BA-160, do lado oposto de onde já acontecia o combate. Os militares se dividiram para conter o fogo e garantir que as chamas não avançassem para outras áreas. Na operação, os bombeiros utilizam mochilas costais, sopradores e materiais de sapa como pás, foices e machados, além de um drone, para monitorar os focos de incêndio. Apesar das altas temperaturas, que chegaram a 34ºC, e da baixa umidade do ar, com 22%, as equipes conseguiram manter o incêndio sob controle.

*Suas na Comunidade leva atendimentos da assistência social para o distrito de Cercadinho

O programa Suas na Comunidade levou os serviços de assistência social e habitação para os moradores do distrito de Cercadinho, Zona Rural de Vitória da Conquista, no último sábado (24). Durante a ação, as equipes também atenderam moradores de localidades vizinhas, como as comunidades de Cortesia, Fazenda Lage, Fazenda Uba Uba e dos assentamentos Olho d’água, Mutum e Fábio Santos. (mais…)