As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi. Neste dia, as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas. O PIX, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente. Na sexta-feira (31) de maio, o atendimento ao público ocorre normalmente. Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes no dia do feriado, a critério da instituição. Como alternativa, é possível utilizar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências. “Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). As contas de consumo [água, energia, telefone] e os carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não venham, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta Faria. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA [Débito Direto Autorizado].
Desenvolvimento Rur
Começou nesta sexta-feira (24) e seguiu até domingo (26), o 15º Encontro Nacional do Café e 1º Agrotech Baiano: Inovação, Ciência e Tecnologia, realizados na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça. O evento reuniu autoridades nacionais, agrônomos, estudantes e produtores interessados em aprofundar o conhecimento em torno do café, considerado uma das bebidas mais apreciadas do mundo. O Brasil é o maior produtor e exportador desse produto, representando cerca de 38% da produção global. É também o segundo maior consumidor, ficando atrás somente dos Estados Unidos da América. O Planalto de Conquista, há 54 anos, ocupa lugar de destaque na economia regional e nacional, tornando-se referência quando o assunto é cultura cafeeira. É uma das quatro regiões produtoras de café da Bahia, cujo estado é o quarto maior produtor do Brasil. Daqui saem grãos de qualidade que são exportados para diversos países, dentre eles, EUA, Japão, Itália e França, principais compradores do café despolpado.
A importância da cafeicultura, que por muitos anos foi a principal atividade econômica de Conquista e região, foi destacada pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que participou da solenidade de abertura do 15º Encontro Nacional do Café. Ela destacou que o evento traz visibilidade para o setor agrícola como um todo. “No nosso município, a cultura do café foi por muitos anos o carro-chefe da nossa economia e mesmo em menor escala, ainda é muita representativa. E a agricultura de um modo geral ainda é muito praticada, por isso o Governo Municipal tem buscado formas de auxiliar e apoiar o pequeno produtor”, disse a prefeita. Ainda segundo Sheila, uma das medidas adotadas por sua gestão foi aumentar os recursos para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para além de ações relacionadas ao abastecimento de água e melhorias nas estradas. “Pensamos exatamente em expandir esse segmento com a diversificação também de outras culturas que possam ser cultivadas pelos pequenos e médios agricultores naquelas regiões que não são propícias à produção de café.
É um trabalho em conjunto que todos saem beneficiados”, afirmou. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Pereira Farias, também destacou a importância do evento para a região, e falou dos esforços da Prefeitura de Conquista para garantir assistência técnica e orientação aos agricultores de café e de outras culturas. “O café trouxe desenvolvimento para a nossa região, é uma cultura que passou por momentos difíceis, mas se reergueu e hoje produz o que existe de melhor em qualidade. A Prefeitura, além de apoiar o produtor rural com orientações no manejo de suas lavouras, tem buscado também a diversificação de culturas, como a citricultura”, salientou, aproveitando para convidar a todos para o lançamento do projeto Citrus do Futuro, na próxima segunda-feira (27). “Hoje também é Dia do Café, no Brasil, e nada mais adequado do que esse evento para comemorarmos. A gente ficou muito feliz com a presença da prefeita e de autoridades que têm um olhar mais próximo ao agronegócio”, afirmou a cafeicultora Valéria Vidigal da Cruz Brito.
“É muito importante a união dos diversos setores, público e privado, sob esse propósito”, adicionou. Após a abertura do encontro, personalidades que contribuem para o desenvolvimento dessa cultura foram homenageadas com o troféu João da Cruz, que foi professor e pesquisador na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e colaborou com projetos para a cafeicultura. Um dos participantes do encontro é o cafeicultor Idimar Paes. Com um estande montado para a exposição dos seus produtos e soluções, o entusiasta do café reforçou sobre o significado desse evento para toda a cadeia relacionada ao grão: “Nós somos carentes dessas conferências técnicas, com profissionais renomados do mercado. Então, é vital para nosso mercado esse tipo de realização que tanto nos agregam com pesquisas e ideias”. Com entrada gratuita, a programação contou com palestras, workshops, cursos, exposição de máquinas, estandes, entre outras atividades.