Mortes violentas têm redução de 8,7% na Bahia em 2024, diz SSP

A Bahia registrou uma redução de 8,7% no índice de mortes violentas (homicídio, latrocínio, lesão dolosa seguida de morte), entre janeiro e maio de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O índice foi apresentado nesta quarta-feira (15), durante coletiva realizada pela Secretaria da Segurança Pública.

De janeiro a maio deste ano foram registrados pela Polícia Civil 1.746 casos, contra 1.912 ocorrências nos primeiros meses de 2023. Em números absolutos, 166 vidas foram preservadas.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, frisou que as Forças Policiais e de Bombeiros atuam de forma incessante para garantir maior proteção para os baianos.

“Ampliamos os investimentos em tecnologia e realizamos ações baseadas na inteligência com total integração a fim de combater o crime organizado garantindo a preservação de vidas, nosso maior patrimônio “, explicou Werner.

DRFR RECUPERA CARRO ROUBADO NO BAIRRO BOA VISTA

 

Uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista obteve a informação através de denúncia anônima de que existia um veiculo abandonado no bairro  Boa Vista, onde foi constatado a veracidade da denuncia e o veiculo foi guinchado e apreendido pois o mesmo possui queixa de furto/roubo no estado do Espirito Santo sob no *54507224/2024* – Furto Qualificado, registrado na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos de Vitória- ES fato ocorrido em 26/01/2024.

Portaria assegura compensação de faltas e atividades pedagógicas específicas para alunos acometidos por arboviroses

Diário Oficial do Município publicou, nesta terça-feira (14), a Portaria nº 24, emitida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), que assegura aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, acometidos por doenças infecciosas virais, entre elas, as arboviroses – dengue, zika e chikungunya, impedidos de frequentar as unidades escolares, a compensação das ausências às aulas.

Ainda de acordo com a iniciativa, a unidade escolar em que o aluno estiver matriculado deverá garantir a permanência deste, atribuindo-lhe atividades pedagógicas específicas, como forma de compensação pela ausência forçada por essas doenças.

A medida leva em conta o cenário epidemiológico em Vitória da Conquista, caracterizado pelo aumento do número de casos suspeitos e confirmados de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Ao mesmo tempo, a iniciativa faz cumprir o que determina o artigo 206 da Constituição Federal, que determina, no inciso 1º, a “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”.

Outras motivações são a necessidade de consolidar políticas educacionais que primem pela inclusão, além de criar condições para o enfrentamento da exclusão escolar e garantir o direito à educação – especialmente por meio do programa municipal Busca Ativa Escolar

PETÃO 77° SEM FRONTEIRAS PRENDE TRAFICANTE NO BAIRRO PATAGÔNIA

Por volta das 11h desta quarta-feira (15/05), uma guarnição do PETO da 77ª CIPM recebeu informações sobre indivíduos traficando drogas no bairro Patagônia, na cidade de Vitória da Conquista. Incontinenti, o PETO deslocou-se para o local, e ao se aproximar do local indicado, localizou os indivíduos denunciados
com uma quantidade de drogas. Diante dos fatos, os nacionais, de 18 e 19 anos, foram apresentados ao DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Material Apreendido:

67 porções de substância análoga à maconha.

 

Prefeitura tem participação garantida no 15º Encontro Nacional do Café

Será realizado de 24 a 26 de maio, no município vizinho de Barra do Choça, o tradicional Encontro Nacional do Café. O evento, que este ano está na 15ª edição, é promovido pela Fazenda Vidigal e conta com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista. Na ocasião também será realizado o 1º Agrotech Baiano: Inovação, Ciência e Tecnologia.

O encontro acontece na Fazenda Vidigal e terá em sua programação, exposições, palestras, dinâmicas de campo e minicursos que têm como objetivo o fortalecimento da cafeicultura regional e nacional, por meio da troca de ideias e experiências entre os participantes. (mais…)

Programa Estadual amplia acesso a absorventes higiênicos na Bahia

O estado da Bahia deu um passo significativo no combate à pobreza menstrual com a implementação de um programa que disponibiliza absorventes higiênicos gratuitamente. Com 1.196 farmácias participantes distribuídas por 339 municípios, o programa visa atender aproximadamente 2,5 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A faixa etária beneficiada pelo programa é ampla, abrangendo indivíduos dos 10 aos 49 anos. Elisângela Araújo, responsável pela Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), enfatiza a importância do conhecimento sobre este direito fundamental. “É crucial que as beneficiárias estejam cientes e possam reivindicar seus direitos com a dignidade que merecem”, declara. (mais…)