Preço do arroz deve subir após chuvas prejudicarem lavouras no RS

Os temporais que têm atingido o Rio Grande do Sul desde segunda-feira, 29, estão impactando as lavouras do estado, o principal produtor de arroz do Brasil, o que provavelmente resultará em um aumento no preço do cereal.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado responde por 70% de toda a produção de arroz do país e esperava colher 7,48 milhões de toneladas nesta safra. Contudo, os alagamentos das plantações devem reduzir esse número.

Os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), relatam que as atividades foram prejudicadas devido às plantações inundadas e às estradas interditadas, o que dificulta o transporte do cereal.

Prevista para encerrar em abril, a safra deste ano foi impactada pelas chuvas. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) informou que, até esta sexta-feira, 82,8% da colheita havia sido concluída, restando aproximadamente 150 mil hectares a serem colhidos.

As regiões centrais foram as mais afetadas pelas enchentes e também estão mais atrasadas na colheita, com apenas 62% da área concluída. Desde segunda-feira, 29, o estado tem enfrentado fortes chuvas que resultaram em 39 mortes e afetaram pelo menos 235 municípios. Além disso, há 74 feridos e 74 desaparecidos registrados.

LUTO MORRE RAILSON GALVÃO AOS 53 ANOS

Aos 53 anos, partiu Railson Vander Lima Galvão. Personalidade dinâmica, Rai Galvão foi vítima de infarto no momento em que jogava futebol. “Foi muito triste ter recebido essa notícia ontem”, manifestou Célio Roberto Lima Barbosa, membro do Governo Municipal de Vitória da Conquista, completando: “você deixará muitas saudades, meu primo-irmão”. Pelas redes sociais, inúmeros amigos lançam pesar e momentos vivenciados com Rai em Vitória da Conquista. O funeral acontece no Memorial Bom Pastor [Avenida Presidente Vargas, Livramento de Nossa Senhora], com sepultamento logo mais às 16 horas deste sábado (4), no Cemitério Jardim da Saudade, em Livramento de Nossa Senhora. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos

JOVEM COM VÁRIAS PASSAGENS PELA POLÍCIA VULGO PATCHARA FOI MORTO A TIROS NO BAIRRO LAGOA DA FLORES EM CONQUISTA

Na noite de ontem sexta-feira, Vitória da Conquista foi palco de mais um ato de violência, com o segundo homicídio em menos de uma pessoa na zona rural da terceira maior cidade da Bahia. A vítima foi identificada como Paulo Leonardo do Carmo, vulgo  vulgo Patchara    e 25 anos, e o crime ocorreu na Fazenda Paixão, na Lagoa das Flores.

A escalada da violência é alarmante e requer uma resposta enérgica das autoridades competentes. Este blog estará atento aos desdobramentos desse trágico evento e fornecerá atualizações conforme disponibilidade de informações.

O corpo foi  levado ao Departamento de Polícia Técnica.

Ainda não temos informações do suspeito do crime.