Depois da forte chuva do último domingo (21), a Prefeitura de Vitória da Conquista está realizando ações para solucionar os contratempos causados pelo temporal. Por meio das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Infraestrutura Urbana e Mobilidade Urbana, além da Defesa Civil, Deserg e da Guarda Municipal, o Governo Municipal está transitando pelos quatro cantos da cidade com o objetivo de apurar os danos e revolver as ocorrências.
Desde a noite de ontem, equipes de diversos setores da Prefeitura começaram a trabalhar e atender os chamados da população. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, estavam previstos 3mm de chuvas, mas choveu mais de 69mm, causando medo nas pessoas e alagamento das vias. “Nós trabalhamos até às 3h da madrugada, dando assistência. Hoje, de manhã cedo, a nossa equipe também já estava em campo para atender mais chamadas e para dar todo suporte necessário à população”, disse.
A Prefeitura tem realizado intervenções desde o final do ano passado para minimizar os impactos causados pela chuva e têm dado resultado. “Não tivemos alagamento em Itapirema, não tivemos alagamento na Lagoa das Flores. A parte alta do Panorama com aquele piscinão conseguiu o contexto da água, não houve alagamento também no Santo Cecília. Então, nós estamos fazendo um trabalho, não só no período das chuvas, mas principalmente antecipando o trabalho para que não tenha grandes danos nesse momento de chuva na nossa cidade”, destacou a prefeita Sheila Lemos.
“O que a gente observou com a chuva de ontem foi que os impactos foram menores em razão dessas medidas. Hoje, nós já vamos entrar em diversas localidades para que a gente devolva a normalidade. Vamos atuar naqueles locais que mais precisam das ações do município”, completou o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.
- Canal do Santa Cecília
- Avenida Integração
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está realizando a poda dos galhos e árvores que caíram em decorrência do temporal. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Ana Claúdia Passos, entre o domingo e esta segunda-feira (22), foram registrados cerca de 30 ocorrências de quedas de galhos e tombamentos de árvores na cidade. Em parceria com essa pasta, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está atuando na retirada desses materiais e na limpeza de vias e canais, a exemplo do canal do loteamento Santa Cecília e da Avenida Integração.
O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, disse que houve ocorrências principalmente na Avenida Macaúbas, no bairro Brasil, e em algumas ruas do Patagônia e do bairro Recreio. Há equipes também nas avenidas Brumado e Amazonas (em frente ao Caic), na Rua Sifredo Pedral Sampaio e no Kadija. “Por determinação da nossa prefeita Sheila Lemos, a gente está rodando, a equipe está na rua para poder deixar a cidade limpa”, disse.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também recebeu ligações informando sobre a queda de árvores em vários pontos da cidade, como as avenidas Integração, Jonas Hortélio, Luís Eduardo Magalhães e no bairro Brasil. Por isso, equipes da Semob foram direcionadas a esses locais, para desobstruir as vias e sinalizar as áreas em que houve erosão do pavimento asfáltico, o que pode causar acidentes. Além disso, a Semob está trabalhando para atender ocorrências de veículos que foram arrastados no Loteamento Remanso.