Com o objetivo de atender as necessidades socioassistenciais da população da zona rural e também dos moradores dos condomínios Minha Casa, Minha Vida, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início nesta terça-feira (9), no distrito de Bate-Pé, ao programa Suas na Comunidade, que atendeu centenas de moradores da sede e da região.
Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias de governo, a exemplo de Desenvolvimento Rural (SMDR), a ação aconteceu em frente ao Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura). Neste espaço, os moradores puderam acessar diversos serviços oferecidos pela Prefeitura e por entidades públicas e privadas parceiras do programa, como a Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Embasa e Coelba.
“Hoje estamos aqui em Bate-Pé; na próxima semana, em José Gonçalves, e depois, em Inhobim. Este é o cronograma de janeiro. De fevereiro em diante vamos ter outras localidades. Vamos rodar por toda a zona rural do município e condomínios do Minha Casa, Minha Vida, levando assistência social para quem mais precisa, encurtando distâncias, principalmente para a população da zona rural que tem dificuldade de ir até a sede do município”, declarou a prefeita Sheila Lemos.
Na oportunidade, a prefeita também anunciou a construção da feira coberta do distrito, que já está em fase de licitação. “Além de assistência social, nós trouxemos segurança com a iluminação LED, iluminação da quadra, recuperação das estradas, limpeza de aguadas e estamos licitando a obra de construção da feira coberta do distrito de Bate-Pé”.
O titular da Semdes, Michael Farias, explicou que o programa garante maior acesso aos serviços ofertados pelas Unidades de Atendimento Socioassistencial, fortalecendo o SUAS como sistema público garantidor de acesso a direitos sociais e oportunizando o acesso a informações e orientações qualificadas acerca dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Segundo ele, a expectativa é que até dezembro de 2024 sejam realizadas mais de 40 ações comunitárias. “É um programa grandioso e aproveitamos para agradecer a colaboração dos nossos parceiros, das demais secretarias de governo e à equipe da Semdes”, declarou Michael.