O investimento feito pela Prefeitura de Vitória da Conquista na educação vai além das 76 escolas já reformadas. Ações como merenda de qualidade, o sucesso de projetos como o Educan (Educação Alimentar Nutricional) e os diversos cursos de formação de professores e monitores têm refletido de forma positiva nos resultados obtidos pela rede municipal de ensino, que conseguiu superar a meta do Ideb, referente à Prova Brasil de 2021, sendo o município baiano com mais de 100 mil habitantes com os melhores índices tanto nos anos iniciais (até o 5º ano) como nos finais (até o 9º ano) do ensino fundamental.
Para além do Ideb, os alunos da rede municipal têm sido destaque em projetos culturais, educativos e olimpíadas de conhecimento, ficando sempre nas primeiras colocações. E agora foi a vez de um aluno da Escola Municipal Paulo Setúbal, de Inhobim, e três da Escola Municipal Maria Leal, do Capinal, serem aprovados no processo seletivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), uma das instituições de ensino mais concorridas do município.
Segundo o secretário municipal de Educação (Smed), Edgard Larry, o resultado por si só mostra os investimentos feitos pelo Governo Municipal na educação. “É uma gestão de pessoas governando com e para pessoas. Aqui se pensa no educando desde as séries iniciais até a conclusão dos estudos, é uma educação focada no ser humano e na qualidade do ensino”, disse Larry.
Cícera, Tarcísio e Sara
“Estudo aqui desde a pré-escola e sei que tudo que aprendi e tudo o que sou devo, em grande parte, à essa escola. Foi aqui que adquiri todos os conhecimentos teóricos e, além disso, aprendi quais são meus direitos e deveres enquanto cidadão. Também conheci amigos que levarei para a minha vida toda”, disse Tarcísio Carvalho Lima, aluno da Escola Municipal Paulo Setúbal. Cícera Carvalho dos Santos, mãe de Tarcísio, expressou sua gratidão: “Eu estou muito feliz com a aprovação de Tarcísio no IFBA. Isso mostra que existe escola pública de qualidade e nós temos uma excelente escola em Inhobim. Está aí a prova!”.
A diretora Jussara Guena destacou que Tarcísio sempre foi um menino inteligente, dedicado, educado e estudioso. “Sempre dizia a Cícera que ele tinha potencial. É só o começo. Ele ainda vai longe!”, disse Jussara.
- Ayessa
- João Victor
- Gisele
Os alunos Ayessa Oliveira Santos, João Victor Nascimento Brito e Gisele Andrade Brito estudam na Escola Municipal Maria Leal. Ayessa disse ser muito importante ter sido aprovada para o IFBA, porque sempre levou a sério os estudos. João Victor não escondeu a felicidade. E para Gisele Andrade Brito, a recompensa foi vitoriosa. “Sempre gostei de estudar, principalmente na área de humanas. Levo o estudo a sério e estudei para esta avaliação do IFBA. Eu, meus pais, familiares e amigos estamos felizes com essa aprovação e espero conseguir fazer bom proveito dela”