No último dia 28/03, um homem foi baleado no bairro Nossa Senhora Aparecida em Conquista. O mesmo foi encaminhado ao hospital por uma equipe do Samu 192, mas hoje(1), não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Ele foi identificado como Nixon.
No último dia 28/03, um homem foi baleado no bairro Nossa Senhora Aparecida em Conquista. O mesmo foi encaminhado ao hospital por uma equipe do Samu 192, mas hoje(1), não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Ele foi identificado como Nixon.
Por volta das 09h30 desta sexta-feira (01), uma guarnição do PETO MOTO da 77ª CIPM recebeu informações sobre um indivíduo que estava armado em um veículo Honda Fit no bairro Guarani, em Vitória da Conquista. Incontinenti, os policiais se dirigiram para o local apontado, onde confirmaram o fato, ao encontrarem em poder do suspeito uma arma de fogo carregada. Diante dos fatos, o nacional foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
Material Apreendido:
01 Pistola Taurus cal. 9mm e 01 carregador;
17 munições cal. 9mm;
01 capa de colete balístico.
Como publicamos aqui no nosso Blog, o time Rosa Mirim que é formado por funcionários da Viação Rosa, irá representar Vitória da Conquista na Copa Nacional de Futebol Society do Sest Senat, no Rio de Janeiro; a partida será realizada neste sábado (2). Os jogadores embarcaram nessa sexta-feira(1), por volta do meio dia. Um ônibus da Águia Branca levou a equipe até o aeroporto.
Desejamos boa sorte aos meninos!
A Operação Justiça para a Juventude localizou os acusados de matar e ocultar o cadáver de Gabriel Santos Macedo, de 17 anos, em junho deste ano. Estavam em Itapetinga e foram localizados na manhã desta quinta-feira (31).
“Inicialmente, o caso foi registrado como desaparecimento. Dadas as buscas, foi representado pelo mandado de busca e apreensão domiciliar, chegando até os envolvidos, que indicaram onde teriam enterrado o corpo. A motivação é o tráfico de drogas local”, explicou o titular da DT/Itapetinga, delegado Ney Brito. (mais…)
Que o Bolsa Família é um dos principais programas sociais que transferem renda no Brasil não há dúvidas. No entanto, é necessário sempre ter em mente que não basta ser elegível ao programa, mas também ficar atento às suas regras, que garantem a permanência do recebimento do benefício.
Com isso, os brasileiros que dependem do auxílio receberam um importante comunicado em relação às novas regras para quem trabalha ou quer trabalhar pelo regime CLT e contar com a renda mensal do governo.
Principais auxílios do governo
O governo federal brasileiro oferece vários auxílios sociais para ajudar a população em situações de vulnerabilidade e promover a inclusão social. Alguns deles você pode conferir a seguir e como funcionam.
Bolsa Família: um dos programas mais conhecidos, o Bolsa Família é voltado para famílias de baixa renda. Ele oferece um auxílio financeiro mensal que varia de acordo com a composição familiar e a renda per capita. Além disso, o programa promove o acompanhamento da saúde e da educação das crianças beneficiadas;
Auxílio Emergencial: criado em resposta à pandemia de COVID-19, o Auxílio Emergencial foi uma ajuda financeira temporária para trabalhadores informais, desempregados e beneficiários do Bolsa Família. Embora temporário, desempenhou um papel importantíssimo no apoio às famílias em um momento de crise sanitária e econômica; (mais…)
-Em data e hora citados Investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, se deslocaram até o comércio popular de Vitória da Conquista e apreenderam 5 (cinco) celulares de diversas marcas e modelos que são produtos de furtos ou roubos ocorridos em Vitória da Conquista. Alguns aparelhos foram apreendidos em Lojas do Centro Comercial Popular, sendo que os proprietários das lojas já são reincidentes na prática da receptação qualificada, cuja pena é de reclusão, de três a oito anos, e multa. Os proprietários dos aparelhos já foram notificados a retirarem os celulares na DRFR de Vitória da Conquista.
Uma guarnição do PETO 78 após receber a informação de que um determinado indivíduo teria sido o autor de um homicídio de Édson no dia anterior, identificou o autor por ser reencidente em práticas delituosas e realizou rondas pelo bairro Nossa senhora Aparecida, o suspeito foi localizado e após abordagem confessou toda a ação informando a motivação e o local onde o corpo foi ocultado. O Departamento de pericia técnica foi acionado juntamente com a Polícia Civil e o suspeito apresentado no DISEP
Em viagem oficial a Brasília-DF, a prefeita Sheila Lemos acompanhou a aprovação, pela Câmara Federal, de mudanças no Projeto de Lei nº 334/2023, do Senado – entre elas, uma das principais reivindicações da Frente Nacional de Prefeitos (FNP): a desoneração da folha de pagamento para todos os municípios, e não apenas para aqueles com menos de 142 mil habitantes, como previa a proposta anteriormente.
A mudança, estendendo a desoneração a todos os municípios brasileiros, foi viabilizada pela aprovação de uma emenda de autoria do deputado federal Elmar Nascimento. Por isso, conforme a proposta, a contribuição previdenciária dos municípios vai passar a variar de 8% a 18%, de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) de cada cidade. Atualmente, a contribuição patronal por contratações pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de cerca de 20%.
O novo critério adotado passa a ser o da proporcionalidade – o que, no entender da FNP, pode possibilitar mais equilíbrio na metodologia de cobrança. A redução vai seguir os dados populacionais e o PIB per capita de cada município, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
*Economia e equilíbrio*
A prefeita Sheila Lemos comemorou a aprovação da emenda proposta por Elmar Nascimento. “Esperamos que seja aprovada também no Senado, da mesma forma como passou na Câmara”, comentou a gestora conquistense, a respeito do trâmite do PL – que, após ser aprovado pelos deputados com as devidas alterações, agora vai retornar à apreciação dos senadores.
Sheila Lemos e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
A prefeita concorda com a FNP e acredita que a nova forma de cobrança será mais equilibrada que a anterior. “Sendo feita a desoneração através do PIB per capita por município, não só os municípios pequenos vão ter essa garantia, mas também os maiores, como Vitória da Conquista”, avaliou Sheila.
De acordo com o último levantamento do IBGE, Vitória da Conquista possui mais de 370 mil habitantes – o que, pelas novas regras, contribuiria para que o município tenha direito a uma alíquota de 13%, já que está situado na faixa de 40% a 60% com menor PIB per capita. Atualmente, Vitória da Conquista paga uma taxa de 22,37%, a título de contribuição patronal por contratações via CLT.
Sheila defende que, com essa redução, haverá economia para os cofres municipais. “Esse valor, que nós deixaríamos de pagar do INSS, poderia ser transformado em trabalho, infraestrutura, mais saúde e educação para a nossa cidade”, afirma. “Essa é a pauta municipalista, sempre forte. É necessário porque é nas cidades que as pessoas vivem, estudam e utilizam o sistema de saúde. Então, é muito importante esse fortalecimento das cidades”, conclui a chefe do Executivo municipal.
Como ficam as alíquotas
De acordo com as mudanças aprovadas na Câmara, as alíquotas deverão ficar da seguinte forma:
8% para os 20% de municípios com menor PIB per capita;
10,5% para aqueles entre 20% e 40% de menor PIB per capita;
13% para as cidades entre 40% e 60% com menor PIB per capita;
15,5% para municípios na faixa de 60% a 80% com menor PIB per capita; e
18% para os 20% de municípios com maior PIB per capita.
Clicando aqui, você pode conferir a situação de cada município, por ordem alfabética.
De acordo com o PL 334/2023, as novas regras deverão valer até 31 de dezembro de 2027. Além das mudanças na forma de contribuição dos municípios, o projeto também prorroga a desoneração da folha de pagamentos em 17 setores da economia. Agora, o PL segue para o Senado, já com as alterações aprovadas pelos deputados.
Para mais informações, clique nos links inseridos na matéria:
Conquista FNP – Câmara aprova desoneração da folha de pagamentos para todos os municípios até dezembro de 2027
Câmara aprova projeto que prorroga desoneração da folha de pagamentos
Fontes: Agência Câmara de Notícias / Portal FNP
Como relatamos ontem (31), aqui no Blog do Léo Santos, um corpo foi encontrado em cova rasa no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Conquista. Trata-se de Edson, morador do conjunto habitacional Jacarandá, no bairro Miro Cairo. Edson estava desaparecido desde a noite do dia 30/08.
Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal.