Na noite de sexta-feira(23), a polícia foi acionada no Lage Grande, bairro Henriqueta Prates, para averiguar uma denúncia de briga entre sogra e genro. Ao chegar no local foi constatado a veracidade do fato, onde uma senhora estava com a perna quebrada onde segundo informações, o autor do ato teria sido seu genro que estava com um pequeno corte no pescoço que teria sido feito pela sogra. Uma equipe do Samu 192 encaminhou a sogra ao hospital e a polícia levou o genro para o Disep.
Por volta das 19h30, a cantora Jô Almeida abriu a programação musical dessa sexta-feira (23) – a última do Arraiá da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha. Logo no início de sua apresentação, Jô confidenciou ao público que estava dividida entre chorar e cantar. “Em nove anos de carreira, é a primeira vez que eu vou tocar no palco do São João de Vitória da Conquista. Estou muito emocionada, porque esse é o nosso sonho”, disse a cantora, em meio a aplausos.
O repertório, descrito por ela como “bem eclético”, mistura elementos do forró já estabelecidos e considerados “clássicos”, como Mastruz com Leite, Limão com Mel, Flávio José e Edgard Mão Branca, com novos nomes do que a própria cantora chama de “geração Tik Tok”, citando como exemplo o cantor Tiago Aquino.
“A galera já me conhece pelo repertório eclético. Vamos tocar o forró, sim, e também outras coisas que a galera gosta. Mas tudo vai girar em torno do forró”, disse a cantora, que já tocou no palco do Festival de Inverno e se divide entre apresentações em barzinhos, casamentos, formaturas, além de shows em outras cidades da região.
Um homem, identificado como Gilson Balbino, morreu nesta sexta-feira (23), por volta das 22h, após ser golpeado no pescoço com uma arma branca, durante os festejos juninos em família, no Núcleo 3, zona rural da cidade de Sebastião Laranjeiras, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o autor do crime, identificado como Daniel Arruda da Silva, fugiu do local. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Municipal de Sebastião Laranjeiras. Devido aos ferimentos, Gilson não resistiu e foi a óbito. O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que fez o levantamento cadavérico. O corpo de Balbino foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. O autor do crime foi preso no município de Urandi, que fica a 48 km de Sebastião Laranjeiras, na madrugada deste sábado (24). Ele foi conduzido para a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Guanambi, e está à disposição da justiça.
Os Festejos Juninos de mais de 280 Municípios Baianos ganharam um importante reforço: o Governo do Estado da Bahia está investindo mais de R$ 100 milhões no São João. Uma das beneficiadas é Amargosa, no Recôncavo Baiano, que recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues nesta sexta-feira (23). Ele estava acompanhado da primeira-dama, Tatiana Velloso. Mais cedo, ele participou dos Festejos em Cruz das Almas e Santo Amaro. Amargosa é conhecida por ser uma das principais rotas do São João na Bahia. Para Jerônimo, este apoio é fundamental para fortalecer a economia, com a geração de emprego e renda, além do turismo nestes locais. Milhares de empregos são gerados nesses dias de festa.
“A expectativa é de 1,5 milhão de pessoas esse ano aqui no estado por conta do São João. As locadoras não têm mais carros para alugar e tivemos um aumento de cerca de 65% de pessoas chegando também pelo sistema aéreo. Fizemos investimentos em segurança pública, cultura e saúde, para preservar e valorizar a nossa cultura, mas também para aquecer a nossa economia”, salientou o governador. As comemorações na cidade estão divididas entre os palcos Gonzagão e Manoelito Sena, onde ocorrem as apresentações musicais, como Dorgival Dantas,
Orquestra Sanfônica e Pablo. Na Vila Junina, instalada na Praça do Bosque, Jerônimo conferiu a feira de artesanato, alimentos e produtos da agricultura familiar. As ruas da cidade estão bem decoradas para marcar a homenagem a São João e São Pedro. O prefeito Júlio Pinheiro comentou que além economia, este apoio do Estado reforça a cultura e tradição das cidades. “O São João de Amargosa é um fenômeno. Movimenta a região e o comércio local, gerando emprego para a nossa agricultura, valorizando a mão de obra daqui, além de trazer todos esses turistas”, afirmou o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro.