O Centro de Referência de Assistência Social do bairro Nova Cidade organizou uma ação com cerca de 60 estudantes da Fundação Educacional de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira, 11, para conscientizá-los sobre os perigos da gravidez na adolescência.
A ação contou com a participação da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do Cras Nova Cidade e do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav). Durante o dia foram realizadas atividades lúdicas, exibição de vídeos, rodas de conversa, momentos para os adolescentes tirarem dúvidas e jogos com perguntas e respostas.
As atividades foram conduzidas pela técnica do Serviço de Convivência do Cras Nova Cidade, Maria Nilva, e pelo psicólogo do Caav, Wagner Lemos. “Nossos dados mostram que desde 2020 os casos de gravidez na adolescência têm caído, mas os índices continuam alarmantes, por isso precisamos estimular os adolescentes a se cuidarem mais. Estar aqui, hoje, é uma forma de levar informação de qualidade para esses jovens”, explicou Maria Nilva.
O psicólogo que participou das atividades relatou que muitos jovens não têm conhecimento sobre o que é uma infecção ou doença sexualmente transmissível, por isso as ações também servem de alerta para a população mais jovem. “Queremos evitar que essa geração faça parte de um percentual cada vez maior de contaminação por DSTS E ISTS”, elucida Wagner.
Larissa Moreira, estudante do sétimo ano, participou das atividades e relata como se sente mais segura e informada após a roda de conversa. “O momento de tirar dúvidas foi muito importante para mim, sei que muitas meninas têm que deixar os estudos depois que engravidam, o encontro de hoje foi importante por mostrar isso para mim e para minhas colegas”, disse a estudante.