Em um intervalo de poucas horas deste domingo, 02 de abril, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registraram 3 ocorrências criminais, de natureza distinta. As ações aconteceram na BR 116, em frente a unidade operacional de Vitória da Conquista, na Região Sudoeste da Bahia.
Apreensão de drogas
Por volta das 11h35, os policiais abordaram um ônibus que saiu de São Paulo com destino a Natal (RN). Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe decidiu vistoriar o ônibus e ao abrirem o compartimento de carga, os policiais sentiram um forte cheiro de droga e acabaram encontrando dezenas de tabletes de maconha, centenas de pinos de maconha e mais uma porção de cocaína acondicionadas em duas malas. Ao todo foram apreendidos quase 47 quilos das drogas.
Uma passageira de 25 anos foi identificada como responsável pelo transporte dos produtos ilícitos. Aos policiais, ela disse que a droga foi entregue em São Paulo e entregaria na cidade de Maceió (AL). Disse ainda que receberia 2.000 reais pelo serviço.
Já por volta das 17h, os PRFs abordaram um segundo ônibus que também tinha como destino final a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, os policiais decidiram aprofundar à fiscalização no ônibus.
Mais uma vez foi realizada uma vistoria no compartimento de bagagem e dentro de uma mala de cor preta, foi encontrado 30 kg (trinta quilos) de maconha prensada, embaladas e pronta para comercialização.
Foi realizada a checagem das bagagens e identificado um passageiro de 17 anos como responsável pelo transporte da maconha.
Questionado, o adolescente afirmou que receberia uma certa quantia em dinheiro para levar a droga de Cuiabá (MS) até a capital alagoana.
Diante dos fatos, as duas ocorrências foram apresentadas à autoridade policial da Delegacia da Polícia Judiciária, para os procedimentos cabíveis, conforme prevê a Lei de Tóxicos.
Procurado pela justiça
Ainda na tarde de domingo, policiais rodoviários federais abordaram um terceiro ônibus de transporte de passageiros que fazia o itinerário São Paulo (SP) para Aurora, no Ceará.
Ao subirem no veículo, os PRFs solicitaram os documentos dos ocupantes para consulta detalhada nos sistemas informatizados da polícia e constataram que um dos passageiros apresentou documentação pessoal com indícios de falsificação.
Para tentar enganar a fiscalização detalhada da polícia, o homem de 36 anos entregou um RG que estava com a foto do suspeito, porém com o nome de uma outra pessoa.
Após alguns minutos da entrevista, o passageiro informou o seu nome verdadeiro e após consulta nos sistemas de segurança, foi descoberto um mandado de prisão em desfavor do homem, pela prática do crime de tráfico de drogas.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 5ª Vara Criminal da Comarca de São Bernardo do Campos (SP).
Ele confessou que pagou R$ 150 pela confecção do documento e resolveu viajar. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e será acrescentada a sua ficha criminal os crimes de uso documento falso (art. 304) e falsidade ideológica (art. 299), ambos do Código Penal. Ele foi encaminhado com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Federal, para formalização dos procedimentos cabíveis.