Um homem de 39 anos morreu após entrar em uma cisterna de cerca de 27 metros de profundidade, localizada na propriedade onde ele morava no distrito de Roça do Povo, em Eunápolis, Extremo sul da Bahia. A vítima foi identificada como Gileande Rebouças Almeida. O reservatório estava sem água. De acordo com a Polícia Civil da cidade, uma testemunha informou que Gileande tentava buscar um celular que havia caído no poço. (mais…)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está levando a exitosa experiência do Projeto Umbu Gigante para além dos limites de Vitória da Conquista. Na sexta-feira (10), técnicos estiveram em Iraquara, na Chapada Diamantina, auxiliando na implantação de um campo experimental no Povoado de Queimadas. O coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro Barreto Filho., e o engenheiro agrônomo da SMDR, Dilermando Fonseca, ministraram palestra para técnicos iraquaenses e agricultores familiares da região. “A palestra abordou informações sobre a cultura do Umbu Gigante no geral, em todos os seus aspectos: como é implantada uma roça de umbu, a enxertia, e também um momento de perguntas e respostas”, informou Eduardo.
Além disso, foram distribuídas 30 mudas de Umbu Gigante para plantio no campo experimental. Esta etapa foi realizada com a orientação de Sálvio Gusmão, também engenheiro agrônomo da SMDR. O prefeito de Iraquara, Nino Coutinho, agradeceu à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e ao secretário Luís Paulo Sousa Santos pela parceria e explicou a importância da iniciativa para a comunidade local, que já possui uma agroindústria de polpa de frutas. “A gente fica muito contente, porque o umbu é uma fruta nossa. Essa variedade de Umbu Gigante é algo que podemos expandir e buscar a melhoria na comercialização. Estamos na comunidade de Queimadas, onde já tem trabalho de processamento de frutas. Então esse campo experimental é para começar o trabalho, para crescer e desenvolver, para que a gente possa, no futuro, ser também um distribuidor de tecnologia, de muda e de qualidade para outros municípios da região”, disse.
Além da parceria entre as duas prefeituras para a instalação do campo experimental de Umbu Gigante, a iniciativa também conta com a participação da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI). O coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da SEAGRI, Marcelo Libório, comentou a ação. “Há cerca de dez anos, conhecemos o projeto de Vitória da Conquista e achamos uma coisa fantástica, uma coisa extremamente maravilhosa. E isso não podia ficar apenas em Vitória da Conquista, essa excelência de trabalho tinha que ser multiplicada. Por isso solicitamos o apoio da Secretaria Municipal, e com muita boa vontade eles vieram aqui para colaborar com o município de Iraquara”, destacou. A presidente da Associação dos Produtores de Queimadas, Zélia Pereira, avaliou os impactos dessa iniciativa para os agricultores da região.
“É de grande importância esse momento com a nossa associação, por conta da nossa agroindústria. Aqui a gente vai trabalhar, vai produzir polpa de fruta, e foi de grande riqueza esse momento”, contou. Para a agricultora Isabela Pereira, a implantação do Umbu Gigante em Iraquara é um sonho, desde que ela ouviu falar no projeto de Vitória da Conquista. “A nossa agroindústria veio pra poder contribuir no sentido de gerar renda para essas famílias, essas mulheres. E o projeto do Umbu Gigante casa com ela, fazendo com que a gente tenha uma perspectiva melhor pensando a longo prazo, tenha uma quantidade maior de produção e até de expandir as nossas polpas afora. Então é muito importante, e hoje estou muito feliz em saber que está sendo implementado aqui na comunidade esse projeto”, afirmou.