Ouvidoria-Geral do município recebe prêmio da CGU por campanha sobre transparência e engajamento da sociedade

A Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista recebeu um reconhecimento oficial da Controladoria Geral da União (CGU) por ter conquistado, em 2022, o 1º lugar na II Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, na categoria “Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com população estimada para 2021 entre 100.001 e 500.000 habitantes”. A premiação foi entregue à prefeita Sheila Lemos na quarta-feira (25), na sede regional da CGU em Salvador.

O êxito foi alcançado graças a campanhas e peças publicitárias de caráter informativo, elaboradas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a partir de material originado na Rede Nacional de Ouvidorias e sob orientação da Ouvidora-Geral Thaisy Gusmão.

As peças foram divulgadas de forma intensa e estratégica nas redes sociais da Prefeitura, em emissoras de rádio e televisão e na mídia em geral. As publicações atingiram um total de 225.333 visualizações, destacando os serviços do setor e evidenciando a importância da participação popular e da transparência na gestão pública.

Em números totais, a Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista só não conseguiu mais visualizações que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que obteve 238.944 visualizações e garantiu o primeiro lugar na categoria 4, na qual foram alocadas as ouvidorias públicas vinculadas a municípios com mais de 500 mil habitantes, a estados, ao Distrito Federal e a órgãos federais.

A prefeita Sheila Lemos recebeu a premiação ao lado da ouvidora geral do município, Thaisy Gusmão, e do secretário municipal de Transparência e Controle e Prevenção à Corrupção, Matheus Novais. A comitiva do Governo Municipal foi recebida pelo superintendente da CGU-BA, Rafael Figueiredo, e pelos membros do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP) do órgão, Rodrigo Giudice e Gabriela Neiva.

“O lema de nossa gestão é Governo Para Pessoas e nossas ações são todas nesse sentido, por isso valorizamos a transparência, a interação com a população e a abertura de espaços para a participação social, como no caso do Conselho dos Usuários dos Serviços Públicos, que criamos por lei. A Ouvidoria-Geral tem um papel muito importante porque acolhe as críticas, queixas, mas também elogios e sugestões e faz essa intermediação com a gestão, oferecendo as respostas aos cidadãos e ajudando o governo a entender os problemas e a buscar solucioná-los”, afirma a prefeita sobre a atuação da Ouvidoria-Geral.

*A maratona*
Promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias, a Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos movimentou as redes sociais durante o mês de junho de 2022, com publicações sobre os direitos das pessoas que utilizam os serviços públicos e o papel desempenhado pelas ouvidorias. O objetivo era promover e estimular o engajamento dos usuários de serviços públicos na busca pelo aperfeiçoamento dos serviços que são prestados à sociedade pelos órgãos públicos.

Dois traquinos são presos com drogas no Bairro Dr. Juracy em Brumado

 

 


Na quarta-feira (25), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam dois indivíduos com drogas na Rua Maria Quitéria, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O local estaria sendo utilizado como ponto de drogas. Segundo a polícia, ao avistar a viatura, os homens tentaram dispensar os entorpecentes, porém, durante a abordagem, foram encontradas 24 pedras de crack em dois frascos de remédio. Além disso, os policiais apreenderam com a dupla dinheiro trocado e um celular. Um dos indivíduos já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas. Ambos foram detidos.

Covid-19: Ministério da Saúde anuncia reforço com vacina bivalente para fevereiro

O Ministério da Saúde vai iniciar campanha de reforço contra a Covid-19 com vacinas bivalentes a partir do dia 27 de fevereiro. A primeira fase de vacinação será direcionada para os grupos prioritários de pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o Brasil 61, 0 plano de imunização para 2023 foi divulgado nesta quinta-feira (26), na primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do ano. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defende um “movimento nacional” com participação da sociedade e dos governos federal e estaduais. Ela ressalta a importância de uma ação estratégica coordenada. “Estou muito confiante nessa ação de vacinação, mas sabendo que ela é muito complexa. Não deveríamos ter tantos problemas de confiança, mas temos. Então vamos trabalhar para reduzir todos os gargalos. A resposta não será única. O Brasil é muito diverso. Alguns municípios avançaram muito na vacinação e muito bem, outros não. Olhar esse diagnóstico”, afirma a ministra. As vacinas bivalentes são aquelas que oferecem proteção contra mais de uma cepa de determinado vírus. Em novembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso temporário e emergencial de dois imunizantes da empresa Pfizer contra a Covid-19.

Porto Seguro: Polícia tenta localizar suspeito de duplo homicídio de indígenas; procurado presta serviço de segurança privada

Equipes da Força Integrada (FI) de Combate a Crimes Comuns envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Segurança Pública estão em busca, neste sábado (28), do suspeito de participar do duplo homicídio dos indígenas Samuel Cristiano do Amor Divino, 21 anos, e Nauí Brito de Jesus, 16. De acordo com a Polícia Civil, ele atua no Extremo Sul da Bahia, prestando serviço de segurança privada.

 

Em operação, policiais encontraram em um imóvel utilizado por ele, na zona rural de Porto Seguro, armas, celulares, rádios comunicadores, entre outros dispositivos eletrônicos. “Estamos com equipes espalhadas pela região buscando o foragido que possui mandado de prisão temporária”, contou o titular da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Moisés Damasceno.

 

Unidades territoriais da Polícia Militar e especializadas estão atuando em conjunto promovendo varreduras na região. Isso foi o que informou o comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre Costa de Souza. “O patrulhamento segue reforçado na região por tempo indeterminado”, garantiu.

Motorista de 29 anos morre após caminhão tombar em Livramento de Nossa Senhora

Na madrugada desta última sexta-feira (27), por volta das 05h40, um caminhão que transportava pedras de mármore tombou na chamada “Curva da Horta”, na BA-152, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o motorista, um homem de 29 anos, ficou preso nas ferragens e o óbito foi constatado no local. Ainda segundo a CIPRv, o motorista teria perdido o controle da direção. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Fonte: 97 News

PETO 77° Prende elemento que abusou da própria filha de 14 anos

 Por volta das 23h30 desta sexta-feira (27), o PETO da 77ª CIPM realizava o patrulhamento tático na Av. Integração, em Vitória da Conquista, quando foi informada que estaria ocorrendo o tráfico de entorpecentes, em um estabelecimento comercial nas proximidades, indicando o lugar e as características do indivíduo. Incontinenti, os policiais se dirigiram para o local apontado, onde confirmaram o fato, ao encontrarem em poder do suspeito abordado, proprietário do lugar, porções de substância análoga à cocaína, além de balança de precisão, embalagens e dinheiro em espécie. O homem admitiu que estava traficando no local. Após a sua identificação e consultas aos sistemas da polícia, constatou-se haver em seu desfavor, um Mandado de Prisão em aberto, por estupro de vulnerável, cujo crime foi cometido em 2018, na cidade de São Paulo, tendo como vítima, a própria filha, uma adolescente, à época com 14 anos de idade. O indivíduo foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Material Apreendido:
01 porção grande de substância análoga à cocaína em pó;
01 porção média de substância análoga à cocaína (pedra);
42 porções pequenas de substância análoga à cocaína;
Diversas embalagens para acondicionamento de entorpecentes;
01 balança de precisão;
R$ 340,00 em espécie.