Começaram, nesta segunda-feira (19), as aulas dos cursos gratuitos de corte e costura, cuidador de idosos, manicure e pedicure e assistente administrativo, ofertados pela Prefeitura de Vitória da Conquista e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no espaço da Coordenação da Economia Solidária e no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
Os cursos terão carga horária de 160 horas, exceto o de corte e costura que é de 212 horas. Ao final, os alunos receberão um certificado internacional, que oferece possibilidade até de atuarem em outros países. Inicialmente, serão formados 152 profissionais, sendo 50 assistentes administrativos, 28 costureiros, 50 cuidadores de idosos e 24 manicures.
Aluna da turma de corte e costura, Ana Paula, de 30 anos, é salgadeira, mas vislumbrou no curso a possibilidade de mudar de área. “Já tenho as máquinas, tentei trabalhar em casa, mas não me adaptei. Quando eu vi o curso resolvi me inscrever para dar uma expandida no conhecimento”, contou Ana, que complementou: “pretendo me formar uma profissional da costura, sair daqui fazendo as peças que eu tenho interesse, costurando pra mim e para vender, porque essa é uma área que eu tenho interesse de trabalhar”.
Ivânia Bonfim, de 47 anos, já trabalha na área de cuidados de beleza e quis buscar agregar mais ao seu trabalho. “Já sou cabelereira, mas quis fazer o curso de manicure para me acrescentar mais e oferecer novos serviços para minhas clientes”, afirmou ela.
O curso de manicure, por exemplo, terá carga horário de 160 horas e a professora do Senac, Eliana Araújo, destacou que o curso vai além do que apenas ensinar o ofício. “O Senac é um serviço de aprendizagem do comércio e, por isso, buscamos capacitar essas pessoas para atuarem no comércio. Não será só o trabalho de manicure, de tirar cutícula e esmaltar, mas formar um profissional que está apto a qualquer área desse serviço, a saber se comportar e tratar os clientes da forma correta”, pontuou a professora.
*Novas turmas*
De acordo com o coordenador de Apoio à Indústria e Comércio da SMDE, Paulo Williams, a procura foi grande e há um banco de reservas de vagas para todos esses cursos. Já está sendo programada a abertura de quatro novas turmas, na próxima segunda-feira (26), para cuidador de crianças, costureiro, manicure e assistente administrativo.
Ao todo serão mais 76 vagas, perfazendo um total de 228 pessoas em formação nos cursos ofertados. Para o ano que vem, já está sendo planejada a abertura de novas vagas para esses cursos para a população, além da possibilidade de ampliar a formação técnica para os servidores da Prefeitura.