Com um espaço amplo e confortável, 20 diferentes serviços oferecidos e mais de 400 vagas de estacionamento gratuito, a Prefeitura Zona Oeste (PZO) funciona desde janeiro de 2019 no espaço cultural Glauber Rocha, no bairro Brasil. Desde a reformulação de sua estrutura administrativa, no final do ano passado, a PZO registrou um aumento no fluxo de pessoas e comemora este mês a marca de mais de 300 mil atendimentos em três anos de operação.
Entre os serviços mais procurados estão o Cartão SUS, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Cadúnico e Auxílio Brasil, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). Cada um dos serviços chegam a atender, em média, cerca de duas mil pessoas por mês. “Aqui, além de ser mais próximo é mais acessível e prático. Há a possibilidade de ir fazer o serviço no Cras, mas acho o ambiente daqui melhor, mais ágil”, declarou a beneficiária Patrícia de Oliveira.
Outros setores muito procurados, como a Coordenação de Transporte Público e o Balcão de Transporte, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), atendem juntos cerca de 1.500 permissionários por mês, com os serviços de: Permissão de Transporte Rural, Atestado técnico de vistoria e emissão de DAM, Declarações de IPI, ICMS, IPVA, inclusão e baixa de veículos, Emissão de Cartão de Condutor para Taxista, Solicitação de implantação de ponto de ônibus e viabilidade de transporte público. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) tem um setor voltado ao empreendedor e oferece, além de consultoria voltada aos negócios, facilidades para a emissão de alvarás e licenças ambientais.
Quem também se anima com a alta no movimento da PZO são os comerciantes das lojas de artesanato do local que fazem parte do programa Economia Solidária, da (SMDE). A artesã, Maria Luiza dos Santos, relata que a melhora recente da estrutura administrativa da PZO melhorou o fluxo de pessoas no local e também as vendas. “Quem passa aqui, em direção aos serviços, acaba visitando as lojas e fazendo compras. Isso nos ajuda muito. Desejamos que a Prefeitura traga ainda mais serviços pra cá”, destacou Maria Luiza.
“É algo muito gratificante para nós, que trabalhamos na PZO desde sua inauguração, ver essa transformação do espaço Glauber Rocha que antes era um lugar vazio, utilizado poucas vezes durante o ano. É muito bom ver como a ampliação dos serviços favoreceu os comerciantes que trabalham no local, principalmente durante a pandemia, que foi um tempo muito difícil para economia. Recebemos a todo o momento manifestações positivas dos comerciantes e também dos usuários dos serviços”, é o que explica o coordenador do comitê gestor da PZO, Wal Cordeiro.
Entre os 20 serviços oferecidos pela PZO estão: Secretaria de Governo, Gabinete de Assessoria Especial, Gabinete de Secretários, Comitê Gestor da PZO e Prefeitura Móvel, Coordenação de Economia Solidária, NTI – Núcleo de Tecnologia da Informação, RH – Atendimento psicológico para servidores, Cartão SUS, Cadúnico e Auxílio Brasil, Sala do Empreendedor, Coordenação de Transportes, ATUV, Base da Guarda Municipal, Pró jovem urbano e rural, Planetário, Educarte, Posto do BB, Posto da Caixa, Caixa eletrônico banco 24h, lojas de artesanato e Praça de Alimentação, além do Gabinete da Prefeita que atende todas as terças feiras no local.