Mais um passo foi dado para o avanço do projeto Vamos Produzir, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), voltado para o apoio aos micro e pequenos agricultores do município. Na tarde desta terça-feira (8), o secretário da pasta, Luís Paulo Santos, se reuniu com o chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Weslei Piau, para dialogar sobre estratégias para o progresso da parceria entre as duas instituições, que já vêm trabalhando juntas no desenvolvimento do projeto.
“Muito importante [a reunião]. Sempre houve essa parceria entre a Prefeitura e a Uesb, e este é mais um projeto em que andamos juntos, com o único objetivo de ajudar os agricultores do nosso município. A gente sempre pensa que o projeto Vamos Produzir veio para mudar a vida do pequeno e médio agricultor rural”, disse Luís Paulo.
O chefe de Gabinete da Reitoria da Uesb, professor Weslei Piau, falou sobre a importância de unir as forças das instituições pelo bem-estar coletivo. “Essas ações que consigam convergir o trabalho de pesquisa, de ensino que a Uesb faz, de formação, com os interesses da Prefeitura, ajudam a dinamizar toda essa população carente, em situação de vulnerabilidade, e melhorar o desenvolvimento econômico, a renda e o desenvolvimento comunitário de toda a região”, afirmou Piau.
Também participaram da reunião a coordenadora de meliponicultura da Uesb, professora doutora Generosa Sousa Ribeiro, o coordenador do Departamento de Agronomia, Márcio Pedreira. Pela SMDR, o coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro e o engenheiro agrônomo Sálvio Gusmão.
Vamos Produzir – Lançado no dia 13 de dezembro pela prefeita Sheila Lemos, o Vamos Produzir é um projeto que tem o objetivo de fomentar a produtividade de micro e pequenos agricultores dos 11 distritos rurais de Vitória da Conquista. Identificar e incentivar as vocações econômicas das diversas regiões do interior do município, a partir do zoneamento das áreas rurais, é uma das estratégias da SMDR nesse projeto. Além da Uesb, a iniciativa também tem o apoio de parceiros como a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do BNB e do Banco do Brasil.