*Projeto Vamos Produzir: Secretaria de Desenvolvimento Rural e Uesb estreitam parceria*

Mais um passo foi dado para o avanço do projeto Vamos Produzir, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), voltado para o apoio aos micro e pequenos agricultores do município. Na tarde desta terça-feira (8), o secretário da pasta, Luís Paulo Santos, se reuniu com o chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Weslei Piau, para dialogar sobre estratégias para o progresso da parceria entre as duas instituições, que já vêm trabalhando juntas no desenvolvimento do projeto.

“Muito importante [a reunião]. Sempre houve essa parceria entre a Prefeitura e a Uesb, e este é mais um projeto em que andamos juntos, com o único objetivo de ajudar os agricultores do nosso município. A gente sempre pensa que o projeto Vamos Produzir veio para mudar a vida do pequeno e médio agricultor rural”, disse Luís Paulo.

O chefe de Gabinete da Reitoria da Uesb, professor Weslei Piau, falou sobre a importância de unir as forças das instituições pelo bem-estar coletivo. “Essas ações que consigam convergir o trabalho de pesquisa, de ensino que a Uesb faz, de formação, com os interesses da Prefeitura, ajudam a dinamizar toda essa população carente, em situação de vulnerabilidade, e melhorar o desenvolvimento econômico, a renda e o desenvolvimento comunitário de toda a região”, afirmou Piau.

Também participaram da reunião a coordenadora de meliponicultura da Uesb, professora doutora Generosa Sousa Ribeiro, o coordenador do Departamento de Agronomia, Márcio Pedreira. Pela SMDR, o coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro e o engenheiro agrônomo Sálvio Gusmão.

Vamos Produzir – Lançado no dia 13 de dezembro pela prefeita Sheila Lemos, o Vamos Produzir é um projeto que tem o objetivo de fomentar a produtividade de micro e pequenos agricultores dos 11 distritos rurais de Vitória da Conquista. Identificar e incentivar as vocações econômicas das diversas regiões do interior do município, a partir do zoneamento das áreas rurais, é uma das estratégias da SMDR nesse projeto. Além da Uesb, a iniciativa também tem o apoio de parceiros como a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do BNB e do Banco do Brasil.

Em 2021, Bahia registrou o maior número de resgate de vítimas em trabalho escravo; esse é o maior número em 7 anos.

Um balanço do Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgado na segunda-feira (7) indica que a Bahia teve o maior número de resgates de trabalhadores em condição de escravos em sete anos. Somente em 2021, 188 pessoas foram retiradas de situações de serviço que configuram o trabalho análogo ao de escravo. Elas foram encontradas em situação degradante, sem remuneração, com carga horária excedente, sem carteira assinada e sem seus diretos de trabalho assegurados, condições que configuram a prática ilegal. O balanço da situação do trabalho escravo na Bahia foi apresentado pela procuradora do MPT Manuella Gedeon, que coordena as ações de combate ao trabalho escravo no estado. Segundo a procuradora Manuela Gedeon, 90% dos resgatados são homens, negros e muitos deles estavam trabalhando em áreas rurais, como fazendas. Também, bastante comum, são trabalhadores domésticos expostos a este tipo situação, só que neste caso a maioria das vítimas é do sexo feminino. O MPT reforça que a denúncia sobre trabalho escravo pode ser feita de forma anônima e entre os canais de atendimento estão o telefone (71) 3266-0131 e o Disque 100.

Foto: Divulgação

Quarteto tem CPF Cancelado após troca de tiros com 38ª CIPM.

 

Indivíduos efetuam disparos contra guarnições e são neutralizados por policiais militares da 38ª CIPM. Armas de fogo, drogas, veículos, dentre outros objetos foram apreendidos na operação.*

*RESUMO DA OCORRÊNCIA:*

Em operação desencadeada pela 38ªCIPM, na manhã desta terça-feira (08), militares intensificaram as ações de abordagens em combate ao tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa.

Por volta das 11h, quando em patrulhamento, policiais militares avistaram, em via pública, em frente a uma residência, dois indivíduos em atividade suspeita. Ao proceder protocolo de averiguação policial, tais individuos adentraram, de inopinada, ao interior de um imóvel. Ato contínuo, os policiais avistaram no interior do imóvel outros dois individuos armados com arma de fogo, que oferecendo guarida, investiram contra os integrantes da guarnição.

Durante a diligência, os quatro oponentes reagiram a ação policial, ocorrendo troca de tiros, tendo os indivíduos sido alvejados.

Os oponentes foram prontamente socorridos a UPA 24h, sendo constatados os óbitos após atendimento médico.

Na diligência, ainda, foi apreendido farto material análogo à entorpecente, armas de fogo, grande número de munições, além de veículos, aparelhos celulares, dentre outros objetos supostamente utilizados em prática criminosa.

Todo material apreendido foi apresentado e o fato registrado junto à 24ª DT para os devidos fins.

*OPONENTES*
– 04 pessoas do sexo masculino

*MATERIAL APREENDIDO*

✓ 04 – armas de fogo:
Pistola 838 – numeração suprimida
Pistola G2C /9mm – numeração suprimida
Pistola 58
Pistola 24/7 – numeração suprimida

✓munições intactas:
311 munições calibre 9mm
16 munições calibre .40
24 munições calibre .380
64 munições calibre .38

✓ Veículos Apreendidos:

01 – Carro marca/modelo: VW/Fox, placa FNL- 4B50, cor vermelha;

01 – Moto marca/modelo: Honda/ Bros placa RDC-OB54, cor preta;

01- Moto marca/modelo: Honda/CG150 Fan placa NZC-2880, cor preta

06 – Balaclavas;

02 – Aparelhos celulares;

85 – Tablete de substancia aparentando ser maconha (85Kg);

56 – Pedras grandes de substancia aparentando ser cocaína;
.
31 – Pedras grandes aparentando ser crack;

53 – Trouxas grandes aparentando ser maconha;

04 – Balança de precisão;

01 – Marreta;

R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais) em espécie.

 

Serviço de mototáxi, mesmo por aplicativo, não é permitido em Vitória da Conquista, informa Semob

A despeito da oferta de serviço de transporte de passageiros por moto, anunciado por um aplicativo de táxi, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) esclarece que está em estudo a regulamentação do serviço de motofrete, contudo, o serviço de mototaxista não será permitido em Vitória da Conquista.

(mais…)

Crianças assistidas pela APAE de Vitória poderão se vacinar contra o covid-19 nessa sexta (11)

Sexta-feira (11/02) irá acontecer a Vacinação contra a COVID-19 para Crianças assistidas pela APAE  de Vitória da Conquista de 5 a 11 anos de idade.

⏰Horário de 9h00 às13h30;

????Local: Salão de Eventos APAE;

????️Trazer documento com foto do responsável e da criança;

????Cartão do SUS;

????Formulário de autorização impresso ,ou redigido à mão, pelo pai ou pela mãe da criança , caso não possam estar presentes.

☎️Informações : (77) 3202-7631

PRF prende homem com mandado de prisão em aberto por homicídio e tráfico de drogas em Santo Antônio de Jesus (BA)

O detido encontrava-se no ônibus que fazia a linha Rio de Janeiro x Salvador.

Os policiais realizavam abordagens com foco na fiscalização de trânsito em frente a unidade operacional da PRF em Santo Antônio de Jesus, Km 265 da BR 101, na tarde de ontem (7), quando deram ordem de parada a um ônibus que realizava o itinerário Rio de Janeiro x Salvador.

Ao realizar consultas aos documentos de identificação, foi verificada a existência de 2 mandados de prisão em aberto para um dos seus ocupantes, por tráfico de drogas e homicídio, ambos os mandados expedidos na cidade de Salvador (BA).

Diante das evidências, foi dada voz de prisão ao homem de 31 anos. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus para os procedimentos cabíveis. O ônibus foi liberado para prosseguir viagem até o seu destino final.

Polícia Federal ouve publicitário que sugeriu envenenar Bolsonaro

O publicitário Bismarck Victor Diniz, que sugeriu envenenar o presidente Jair Bolsonaro, recebeu a Polícia Federal em sua casa nesta segunda-feira (7), no município de Caicó (RN), para prestar esclarecimentos sobre a publicação.

O chefe do Executivo passará pelo Nordeste nos próximos dias e Diniz escreveu em uma rede social: “Quem será que vai fazer o serviço de colocar veneno? Faz falta alguma. É até um serviço de bem pra sociedade”. (mais…)