Bicho solto morre em troca de tiros com a CAESG

Em uma ação ocorrida na tarde deste sábado (23), na cidade de Maiquinique, sudoeste da Bahia, um homem foi morto pela CAESG.

Segundo informações, Cleiton Silva Rodrigues Brito, “Dinho”, 35 anos, foi baleado durante uma ocorrência da CAESG, nas imediações da BA-270, sentido Itapetinga.

Dinho foi socorrido imediatamente ao Hospital Municipal de Maiquinique, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade.

Um jovem que estaria na companhia de Dinho foi preso e encaminhado ao Complexo Policial de Itapetinga.

Cleiton Silva Rodrigues Brito já havia sido baleado em 2019 durante uma ocorrência da Polícia Militar no Bairro Morumbi, em Maiquinique. Dessa vez ele não resistiu e veio a óbito. A qualquer momento mais informações.

MOTO COM PLACA ADULTERADA É APREENDIDA PELA PMBA EM NOVA CANAÃ/BA

Na manhã desta sexta-feira (22/10), por vota das 08h30, a guarnição da 8ª CIPM de serviço em Nova Canaã/BA, 2º Pelotão da Unidade, estava em rondas e visualizou uma motocicleta Yamaha/Factor 125, cor vermelha, estacionada em local suspeito, à margem da Avenida Juracy Magalhães (Nova Canaã/BA), saída para Iguaí. Ao consultar a placa de identificação do veículo, que era da cidade de Salvador/BA, verificou-se divergência da mesma com a na numeração do chassi. E, ao realizar consulta pela numeração do chassi, foi constatado que a verdadeira placa da moto é de Vitória da Conquista e tem numeração diferente da que o veículo ostentava. Assim, como o proprietário, ou condutor, não foram localizados, os policiais apresentaram a moto na Delegacia Territorial de Nova Canaã para a adoção das medidas legais cabíveis.

SIMPÓSIO OUTUBRO ROSA: PROFISSIONAIS DISCUTEM SAÚDE, SEXUALIDADE, FEMINICÍDIO E DIREITOS DA MULHER*

 

Com foco na ampliação das discussões em torno da mulher, aconteceu neste sábado (23) o 1º Simpósio Outubro Rosa: Saúde e Direitos da Mulher, que contou com o apoio do Instituto Conquistense de Oncologia (Icon). O evento teve a participação de diversos profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Direito, Sociologia, Gestão e Política, em uma série de debates que tratou de temas como a prevenção do câncer de mama, saúde e sexualidade feminina, direitos sociais e econômicos, empreendedorismo e ações de prevenção e combate à violência e ao feminicídio.

O organizador do evento e oncologista do Icon, Dr. Renato Marinho, destacou que o Outubro Rosa vai além da conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, sendo também uma oportunidade de ampliar o debate para outras questões urgentes sobre a mulher na sociedade. “O cuidado às mulheres tem uma dimensão muito maior e complexa, pois vivemos constantemente inúmeras ameaças ao bem-estar da mulher. O momento atual exige um debate mais amplo e profundo”, ressaltou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o quinto país com maior número de feminicídios no mundo. Dado que deixa ainda mais evidente a importância de eventos como este e da urgência de implantação de ações em prol da segurança, saúde e bem-estar das mulheres.

Para o Dr. Renato, o simpósio “foi um marco em nossa cidade e temos certeza que, a partir deste evento, surgirão novas ações e projetos, na busca por uma sociedade mais justa e segura para as mulheres”, completou.

O evento contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil e da imprensa. Na programação dos painéis apresentados, foram convidados a diretora médica do Icon, Dra. Daniele Pedreira; a Secretária de Saúde do município, Ramona Cerqueira; a delegada da DEAM, Gabriela Garrido; o delegado da Polícia Civil, Paulo Henrique Oliveira; o tenente da PM de Cândido Sales, Fabiano Barbosa; a ginecologista Dra. Carla Cristiane; a advogada e representante do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Dra. Joana Rocha; a juíza Janine Soares; a psicóloga Karine Barbosa; a psiquiatra Dra. Roxana Pierre;
a cardiologista Aline Guimarães e as empresárias Gisely Andrade e Ana Luísa Gesteira.

O evento contou com o apoio do Icon, Fainor, Arezzo, AnaCapri, TV Sudoeste, Aline Brasil (cerimonialista), Prefeitura Municipal e das agências vOcevê Multicomunicação e Gente Propaganda.

Jovem morre em grave acidente entre Lucaia e Santo Antônio II, na BA-641

Jovem morre em grave acidente na manhã deste sábado (23) na BA-641, que interliga o município de Planalto à Barra do Choça.

O acidente, que envolveu um carro de passeio e uma moto, aconteceu nas proximidades do distrito de Lucaia e do povoado de Santo Antônio II.

Com o impacto, o rapaz da motocicleta foi arremessado ao solo e veio a óbito. Ainda de acordo com informações, o rapaz é morador de Lucaia.

A identidade dos envolvidos ainda não foram divulgadas. Ainda não sabe como o acidente aconteceu.

A Polícia Militar já foi acionada para o local.

O corpo será levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista.

Rondesp fecha Boca de fumo no bairro Santa Helena

 

Guarnições da RONDESP em rondas pelo bairro Santa Helena, avistaram um indivíduo adentrando um terreno baldio, foi dada voz de abordagem, no entanto, esse empreedeu fuga sendo alcançado em seguida. Durante a abordagem foram encontradas 37 unidades de substância semelhante a maconha, 50,00 em espécie, além de um smartphone, o qual foi atirado ao solo pelo conduzido, resultando em avarias. Todo o material encontrado em sua posse, além do indivíduo em questão (incólume), foram encaminhados à delegacia competente para serem tomadas as medidas legais requeridas pela ocorrência.

 

*MATERIAL APREENDIDO:*

$ 50,00 em espécie.

1 celular avariado pelo conduzido

37 buchas de substância semelhante a maconha

 

 

 

Com ledores voluntários, biblioteca municipal tem projeto de acesso de deficientes visuais ao seu acervo

Livro em Braille no acervo da Biblioteca

A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes está desenvolvendo, em parceria com a Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide), um projeto que possibilitará a pessoas cegas ou com baixa visão acesso ao seu acervo. Pelo projeto ledores voluntários lerão as obras para os cegos. Está marcada para o dia 4 de novembro, uma ação especial de inclusão para os deficientes visual na biblioteca municipal, que já conta com uma seção com livros em Braille, composta de livros de literatura, também infantil e até um dicionário inglês-português/português-inglês. (mais…)