De acordo boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualizado às 17 horas deste domingo (3), não foram registrados novos casos e nem óbito por Covid-19. Desde 18 de setembro não são registradas mortes de conquistenses por Covid-19 e a quantidade permanece em 617 óbitos.
Desde o início da pandemia são 34.997 casos, dos quais 34.362 estão recuperados e 18 continuam em recuperação.
Morreu no sábado (02), em Vitória da Conquista, o sargento aposentado da Polícia Militar, Clidemar Amorim Risério, de 60 anos, o “Sargento Amorim”. Amorim também já foi assessor parlamentar da Câmara de Vereadores e superintendente na SMTT, ambos em Brumado. Risério estava internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, e veio a óbito após mais de um mês em tratamento na unidade. Ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca para a troca de três válvulas do coração, a Aórtica, Mitral e Triscupide. O corpo de Clidemar foi velado no Salão Paroquial e seguiu em cortejo para a distrito de Itaquaraí, onde foi sepultado na manhã deste domingo (03). Ele deixa esposa e um filho.
Laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi atesta que a morte de Augusto Dias dos Santos, 58 anos, ocorrida no dia 30 de setembro na comunidade de Covas de Mandioca, zona rural de Brumado não foi provocada por um ataque de cardume de peixes, como foi registrado no Boletim de Ocorrência. Segundo o laudo, a causa da morte foi um “traumatismo da artéria tibial, devido a um instrumento de ação corto contundente”. No dia do fato, familiares informaram que Augusto pescava em uma lagoa de sua comunidade quando o acidente aconteceu. De acordo com a família, o corpo de Santos teve que ser transferido para o município de Guanambi devido a falta de médico legista no IML de Brumado. Augusto foi sepultado no cemitério da comunidade que morava na manhã deste sábado (02).
A prefeita Sheila Lemos e o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, apresentaram ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Lourival Trindade, na manhã desta quinta-feira (30), a estrutura e os serviços do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Complexo de Escuta Protegida, que foi inaugurado no mês passado.
No Reino Unido, o aumento do valor do produto chegou a quase 300%
O preço do gás natural disparou na Europa. Em países como o Reino Unido, o aumento chega a quase 300%, ou seja, quatro vezes mais do que os índices marcavam no início de agosto.
A demanda pelo produto cresceu com a retomada das atividades econômicas devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19. Dessa forma, os estoques baixaram a níveis críticos, aumentando os valores.
De acordo com Independent Commodity Intelligence Services, entre o início de agosto e o meio de setembro o gás ficou 119% mais caro na Alemanha. Na França, o aumento foi de 149%.
Outros fatores também pressionam o valor do produto na Europa. Os parques eólicos do Mar do Norte produziram menos energia no último verão.
Além disso, países como a China estão pagando mais pelo gás natural para poder substituir fontes poluentes, como o carvão.
Ex-secretário municipal de Educação na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira e coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia, Esmeraldino Correia Santos recebeu e aceitou o convite para presidir o Partido da Mobilização Nacional (PMN) em Vitória da Conquista.
Esmeraldino Correia terá como meta atrair militantes para o PMN visando a sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados nas Eleições 2022 confirmada no final da tarde deste sábado (2). O vereador Augusto Cândido Correia Santos, do PSDB, irmão de Esmeraldino, também teve o nome anunciado à Assembleia Legislativa da Bahia.
No discurso que foi gravou e reproduzimos abaixo na íntegra, Esmeraldino destacou o legado deixado pelo ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [nascido em Vitória da Conquista no dia 2 de junho de 1948 e falecido no dia 18 de março de 2021, Hospital Sírio-Libanês, São Paulo].
A reunião contou com as presenças do vice-presidente do PMN Baiano, Adriano Barbosa Meireles, além de vereadores de Itabuna e Ipiaú e também o pré-candidato à Assembleia, Alípio Alves de Oliveira Júnior, o Alipinho, que disputou a Prefeitura de Ipiaú nas Eleições 2020.