Na tarde do último domingo (29), policiais militares da 80ª CIPM prenderam um homem por receptação de mercadorias saqueadas na cidade de Cândido Sales.
A guarnição empreendia rondas quando foi informada, por populares, acerca da existência de uma grande quantidade de mercadorias furtadas de um veículo, o qual se envolveu em um acidente na BR116. (mais…)
A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes inaugura, nesta sexta-feira (3), às 17h, um espaço para exposião de livros de escritores conquistenses. A iniciativa tem como objetivo dar maior destaque e visibildiade aos escritores da terra.
Na ocasião, também será lançado o livro de poemas “Fragmentos”, da jovem escritora Ana Luz.
Conquistense, Ana Luz é advogada e pós-graduada em psicanálise. Também é autora da obra Poeta em Pânico.
No ano de 2019, um em cada 10 pessoas com dois anos ou mais de idade na Bahia tinha alguma deficiência física ou intelectual. O percentual no estado é de 10,3%, e foi identificado na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Ciclos de Vida, realizada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na semana passada.
O dado coloca a Bahia como o 4º maior percentual de pessoas com deficiência do país, bem próximo de Ceará (10,6%) e Paraíba (10,7%), que ficavam, respectivamente, com a 3ª e 2ª posições.
Sergipe liderava esse ranking, com 12,3% da população relatando alguma deficiência.
De acordo com o IBGE, no outro extremo, Distrito Federal (5,2%), Mato Grosso (5,6%) e Roraima (5,9%) tinham os menores percentuais da população de dois anos ou mais de idade com alguma deficiência.
O primeiro semestre de 2021 apresentou recorde de abertura de empresas e algumas atividades tiveram crescimento acima dos 80%, se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal. A instituição levantou as atividades que mais foram criadas de acordo com o porte da empresa e detectou que há grandes diferenças entre microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.
Entre os MEI, o comércio varejista de bebidas foi o que apresentou o maior incremento: um aumento de mais de 84% se comparado com o mesmo período de 2020. Enquanto no primeiro semestre do ano passado, 20.778 MEI se formalizaram nesse segmento, nesse mesmo período desse ano foram 38.289. Já entre as micro e pequenas empresas, a atividade com o maior número de inscrições de CNPJ foi a de corretagem na compra/venda e avaliação de imóveis, que passou de 2.613 negócios abertos, no primeiro semestre de 2020, para 5.378 no mesmo período desse ano; um aumento de quase 106%. (mais…)
Pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia da Covid-19, o 7 de Setembro será celebrado, em Vitória da Conquista, com a exposição de uma breve retrospectiva de desfiles cívicos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), representada por meio de peças que fizeram parte desses desfiles e de fotografias. É a Mostra Semana da Pátria: um novo olhar no Sete de Setembro, que acontece na próxima terça-feira (7), na Alameda Dom Celso José (em frente à Catedral). (mais…)
Por volta das 22:30, a guarnição do *PETO 78* recebeu uma informação de um tráfico de entorpecente na Av: Caetité, Ibirapuera. Chegando ao local, a GU foi informada que a moradora da residência acabara de sair em um UBER. diante disso, os militares começaram a patrulhar, com a intenção de localiza-lo, quando que, na rua Visconde de Mauá, a GU visualizou uma mulher com as características informadas, na porta de uma casa. Procedendo com a abordagem, foi encontrado, dentro de um PUFF, o material descrito abaixo. Foi dado voz de prisão à suspeita e, em seguida, conduzida à autoridade policial.
*MATERIAL APRESENTADO*
1 tablet de uma substância análoga a maconha.
28 porções de substância análoga à cocaína
01 porção de 50g de uma substância análoga a cocaína.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica resolveram deixar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e já avisaram a decisão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O motivo da saída se deve a um manifesto que a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) deve publicar na segunda-feira (30), com um pedido de harmonia entre os três Poderes. A Febraban é signatária do documento. O entendimento dos bancos públicos, de acordo com fontes, é que a instituição, que representa o setor no País, é privada e está se posicionando de forma política, o que ambos, controlados pelo governo, discordam. No governo, quem liderou o movimento de ruptura dos bancos públicos com a Febraban foi o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que mantém grande proximidade com Bolsonaro.
O aleitamento materno gera inúmeros benefícios à mulher e ao seu bebê, tanto em relação aos aspectos nutricionais e emocionais para a dupla como também em relação à imunização e proteção contra doenças para o recém-nascido e para a mãe. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) constatou que as mães vacinadas contra a covid-19 produzem anticorpos que podem ser transmitidos ao recém-nascido pelo leite materno.
Conduzida pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP e realizado pelo Instituto da Criança e do Adolescente, a pesquisa indicou presença de anticorpos no leite de colaboradoras lactantes do HC, imunizadas com a vacina Coronavac, do Instituto Butantan. De acordo com o estudo, foi observado que a segunda dose forneceu um incremento no nível de anticorpos das gestantes e, em algumas das colaboradoras, níveis altos de anticorpos contra a covid-19 mantiveram-se no leite materno mesmo depois de alguns meses de amamentação. (mais…)
O Ministério da Saúde informou que recebeu, na tarde deste sábado, 28, mais de 1 milhão de imunizantes da Pfizer contra a Covid-19. As doses desembarcaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Com a nova remessa, o Brasil passa a contar com 5 milhões de doses da Pfizer entregues nesta semana. Desde o início da campanha, em janeiro de 2021, mais de 49 milhões de doses da farmacêutica foram distribuídas aos estados e municípios.
Nesta semana, a Pfizer anunciou parceria com a empresa brasileira Eurofarma para a fabricação do imunizante ComiRNAty, contra a Covid-19, em solo brasileiro. A produção começa a partir de 2022, com matéria-prima importada dos Estados Unidos. A expectativa é que o laboratório entregue mais de 100 milhões de doses por ano, para distribuição na América Latina.
Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Eurofarma será responsável pelas atividades de fabricação, dentro da cadeia, e de fornecimento da vacina ComiRNAty. As organizações ainda não informaram em qual sede da Eurofarma ocorrerá a fabricação dos fármacos. O projeto faz parte da extensão da Pfizer ao redor do globo: a empresa espera construir mais 20 laboratórios em diversos países, em quatro continentes.
De acordo com a Pfizer, as “atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente” junto à Eurofarma.
O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.
Um automóvel Ford/Focus, com ocorrência de roubo registrada em 2016, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quinta-feira (26), em Barreiras na Bahia.
A ação iniciou após denúncia de possível ‘clonagem’ de uma Focus, de cor prata que circulava no perímetro urbano da cidade. A fim de averiguar a situação, os PRFs se dirigiram a uma localidade no bairro ‘Barreirinha’ e conseguiram localizar o veículo suspeito.
Logo em seguida, um homem de 55 anos, apresentou-se como proprietário do carro e foram solicitados a documentação pessoal e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), quando a equipe identificou indícios de falsificação no documento do veículo.
Durante a fiscalização no carro, foram encontradas também indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no Focus. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo e constataram se tratar na realidade de um carro com ocorrência de roubo, registrada em dezembro/2016, na cidade de Luiziânia (GO).
Para não levantar suspeitas, as placas originais foram trocadas por outras ‘clonadas’ de um veículo com características semelhantes.
Questionado, o condutor informou que pagou pelo carro 20.000 reais e disse desconhecer às irregularidades apresentadas.
Diante dos fatos, ele foi encaminhado juntamente a documentação apreendida e o veículo à Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos legais. Ele responderá pelos crimes de receptação (art. 180) e uso documento falso (art. 304), ambos do Código Penal Brasileiro.
A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado.