A área da saúde, por exemplo, é responsável por pesar e fazer o acompanhamento das famílias cadastradas no programa. O parâmetro exigido pelo Governo Federal para Caraíbas foi de 85% de famílias beneficiárias do programa acompanhadas pela secretaria. Uma cobertura inferior a 60% resultaria em redução de recurso para o município.
Graças a um esforço da Secretaria de Saúde, agentes comunitários, enfermeiros e demais atuantes na área todas as famílias cadastradas no programa foram acompanhadas, mesmo aquelas que residem em áreas descobertas.
Caraíbas foi o único município do núcleo Regional do Sudoeste da Bahia que conseguiu atingir a cobertura total das famílias cadastradas.
Lívia Malta, coordenadora da Saúde, conta os esforços para atingir a meta:
“Temos muitas áreas descobertas e poucos equipamentos e recursos humanos, famílias cadastradas sem vínculo com nenhuma Unidade de Saúde, endereços errados. Enfim, tivemos muita dificuldade, mas fizemos o maior esforço possível até mesmo para que nenhuma família tivesse o seu benefício bloqueado ou cortado” afirmou.
O recurso será usado na compra de balanças, equipamentos, ações de comunicação, cursos de capacitação,e pagamento de pessoal para gestão do Bolsa Família.