Inscrições para Mestrado em Ensino para professores municipais devem ser abertas este mês

Últimos detalhes foram discutidos entre a Smed e o coordenador do PPGen

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGen) da Uesb, professor Benedito Eugênio, estiveram reunidos para discutir os últimos detalhes sobre o lançamento do edital do Mestrado Acadêmico em Ensino para professores efetivos da Rede Municipal de Ensino. A expectativa é que as inscrições sejam abertas ainda este mês.

“Já estamos com convênio assinado e todos os demais trâmites encaminhados. Agora, falta só finalizar as datas, em comum acordo – Universidade e Secretaria de Educação –, para que a gente comece o processo seletivo, cuja primeira fase é composta das inscrições, ainda agora no mês de maio. A nossa previsão é finalizar todo o processo até o fim de julho e em agosto darmos início à turma”, explicou o coordenador do PPGen, professor Benedito.

Todos os critérios acerca do convênio firmado entre o Município e a Uesb foram estabelecidos por uma comissão que contou com a participação do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp). Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas aos professores efetivos da Rede, distribuídas em três linhas de pesquisa que abrangem o Ensino em Educação Básica – área de concentração do mestrado.

Com o Mestrado, o Município atende a meta 16 do Plano Municipal (PME), que dispõe sobre a formação em nível de pós-graduação dos profissionais da Educação Básica.

Mas ainda, de acordo com o professor Benedito, outros ganhos podem ser percebidos: “Teremos como retorno, 25 pesquisas de mestrado sobre a Rede Municipal e o professor terá uma melhor formação, que reflete e impacta diretamente na sala de aula e nos processos de ensino-aprendizagem com os estudantes”, comentou.

Opinião compartilhada pelo secretário de Educação, Edgard Larry. Para o gestor é de fundamental importância parcerias e projetos interdisciplinares entre as instituições. “Essa parceria vem para fomentar processos que vão contribuir para avanços na nossa Rede, uma vez que essas produções podem nortear, inclusive, práticas e ações”, enfatizou o secretário.

Advertisement