A Smed – Secretaria Municipal de Educação entrega hoje pela manhã, as 9 horas, no Centro Cultural Glauber Rocha, localizado no Bairro Brasil, o moderno e arrojado Planetário, Prof. Everardo Públio de Castro.
Outro homenageado será o saudoso Josemar Fernandes que terá o seu nome no Foyer. Josemar foi quem primeiro pleiteou um planetário para Vitória da Conquista.
A solenidade será ás 9 horas, e contará com a presença da vice-prefeita Irma Lemos (PTB), e do secretário da Smed – Secretaria Municipal de Educação, Esmeraldino Correia e vários convidados.
Sessões
Sessões com duração de 20 minutos cada, servirão para mostrara a avançada tecnologia do moderno equipamento.
Em maio deste ano, o técnico André Alencar disse: “Vitória da Conquista vai ter o planetário mais sofisticado do Brasil. O equipamento vai além da astronomia. Aqui vai ser um museu de arte e conhecimento”, relatou.
Os engenheiros ingleses Tom e Joseph Stanford foram responsáveis pela implantação da arcada dome screen, que permitirá a imersão da tecnologia tridimensional sem uso de óculos. A cúpula hemisférica de 13 metros de diâmetro foi construída em alumínio micro perfurado no revestimento interno e em aço e ferro na estrutura externa.
As sessões serão exibidas para a direção do Banco do Brasil, que foi o agente financeiro da obra, com custo estimado em mais de R$ 10 milhões. Outras sessões serão exibidas para os familiares dos homenageados, convidados e imprensa.
O moderno Planetário tem capacidade para 150 pessoas . As projeções fulldome criam um ambiente de realidade virtual que permite a realização de diversas programações lúdicas e interativas