Com o objetivo de fortalecer a prevenção a acidentes de trânsito, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está instalando uma rede eletrônica de fiscalização na cidade, que entra em funcionamento no dia 23 de agosto.
A primeira fase da campanha educativa já está circulando na cidade, com peças publicitárias conscientizando a população quanto às mudanças. No dia 23 de agosto, tem início a segunda etapa da campanha educativa, dessa vez, com os radares e lombadas já em funcionamento. Durante 15 dias, os condutores de veículos serão fiscalizados sem a emissão de multas. Além disso, agentes de trânsito estarão nas áreas das lombadas eletrônicas orientando e esclarecendo dúvidas. Após esse período de teste, as infrações passam a ter validade.
Inicialmente, os equipamentos foram instalados em pontos que registram maior número de acidentes por conta do excesso de velocidade. Por isso, o limite permitido será de 40 km/h nas avenidas Frei Benjamin e Brumado, 50 km/h em dois trechos da avenida Luís Eduardo Magalhães, na av. Juracy Magalhães e na Avenida J. Pedral, e 60km/h em um trecho da av. Luís Eduardo Magalhães.
Os radares e lombadas eletrônicas possuem o sistema OCR (Optical Character Recogni), que faz a leitura automática das placas e disponibiliza dados dos veículos e proprietários. Com isso, é possível disponibilizar o registro de entrada e saída de veículos, como também a contagem volumétrica de tráfego.
Os radares estão distribuídos na Avenida Luís Eduardo Magalhães (próximo ao posto de gasolina e à Bira Imóveis, em ambos os sentidos; e próximo à Avenida Paulo Filadelfio, sentido Estádio Lomanto Junior); na Avenida Juracy Magalhães (próximo à Delegacia da Polícia Federal, sentido Centro – BR 415); e na Avenida J. Pedral (próximo ao Condomínio Residencial Villa Constanza, em ambos os sentidos).
Já as lombadas eletrônicas estão localizadas na Avenida Juracy Magalhães (próxima à Delegacia da Polícia Federal, sentido BR 415 – Centro); na Avenida Frei Benjamin (em frente ao Centro Integrado Navarro de Brito, em ambos os sentidos); na Avenida Luís Eduardo Magalhães (próximo à Fainor, sentido Olívia Flores); e na Avenida Brumado (próxima ao Centro Cultural Glauber Rocha, sentido Centro).