Na visita da equipe da Defensoria Pública do Estado da Bahia, estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Camilla Fischer, a coordenadora de Proteção Social Especial, Vanessa Severino e o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.
A pandemia pela Covid-19 trouxe grandes desafios para a Gestão Municipal não só na área da Saúde, mas na Assistência Social, que teve que ampliar sua oferta de serviços para atender à demanda das famílias em situação de intensa desproteção social e as que ficaram sem renda em função das medidas impostas pelo isolamento social. Uma das frentes de investimento da Prefeitura foi a ampliação da estrutura de atendimento às pessoas em situação de rua. O Município já possuía uma estrutura de assistência formada pelo Centro Pop Adulto, Centro Pop Criança e Adolescente, Equipe de Abordagem Social. Agora, Vitória da Conquista conta com três novos abrigos provisórios e uma unidade de atendimento na Prefeitura da Zona Oeste.
O abrigo disponibiliza dormitório, alimentação e higiene pessoal
O terceiro abrigo provisório iniciou suas atividades nesta segunda-feira (01), com a oferta de 26 vagas que estão ocupadas por pessoas em situação de trânsito. Elas não conseguem retornar para suas cidades devido à suspensão do transporte intermunicipal de passageiros pelo Governo do Estado da Bahia. “Estamos ofertando para essas pessoas, que não possuem familiares aqui e nem renda para pagamento de hospedagem, uma estrutura com oferta de alimentação, dormitório, higienização e, sobretudo, informações qualificadas para se protegerem da Covid-19, até que a situação volte à normalidade e eles possam retornar para suas cidades”, esclareceu o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.
Durante a visita ao novo abrigo, a equipe da Defensoria Pública do Estado da Bahia aprovou as instalações da unidade e a ampliação do atendimento. “Estamos plenamente satisfeitos porque o município de Vitória da Conquista está atendendo as recomendações da Defensoria Pública e ganhou o município por isso” destacou o coordenador regional da Defensoria Pública do Estado Bahia, José Raimundo Passos.
David Matos aguarda o dia de sua viagem para Salvador
A nova unidade já conta com sete pessoas abrigadas, entre elas está o artesão David Matos (48), que veio de Vitória (ES) com destino a Salvador, mas chegando aqui não conseguiu ônibus e resolveu procurar o Centro Pop Adulto, onde recebeu o primeiro atendimento e foi encaminhado para o abrigo. “Estou muito satisfeito com o atendimento recebido aqui, os servidores fazem o trabalho com carinho”, salientou David, que também informou que já conseguiu comprar uma passagem em uma empresa de ônibus interestadual e na quarta-feira (03) retorna para sua cidade.
Atualmente, o encaminhamento para os abrigos é realizado pela equipe de Abordagem Social, Centro Pop Adulto ou Consultório na Rua. Após a abordagem, quando demonstram interesse pelo abrigo, existem três formas de encaminhamento: se forem do grupo de risco a equipe encaminha para a Casa do Andarilho ou Lar da Misericórdia, se não tiverem sintoma de doença respiratória são encaminhados para o Abrigo Provisório I ou III e se tiverem sintomas são encaminhados para o Abrigo Provisório II.