Klívia foi premiada com uma bicicleta por seu desempenho; aluna leu 30 livros
No segundo semestre de 2019, cerca de trezentos alunos leram, ao todo, 1382 livros
Fazer com que as crianças e os adolescentes da Escola Municipal Professora Iza Medeiros despertassem o gosto pela leitura foi o objetivo da unidade escolar que criou o projeto “Crianças em busca do sol”. E o resultado não poderia ser mais expressivo: em seis meses, cerca de trezentos alunos leram 1.382 livros do acervo da Sala de Leitura da escola.
Uma dessas estudantes é Klívia Ferreira, 11 anos e que cursa o 4º ano. Durante o encerramento da primeira edição do projeto, ela foi premiada por ter sido a principal leitora do turno matutino, ao ler 30 livros. “A leitura, pra mim, significa a oportunidade de me desenvolver, saber mais sobre as coisas. É muito bom!”, destacou a menina.
E o gosto pela leitura, afirma Klívia, está contagiando toda a família. “Eu incentivo minha família a ler: eu leio para os meus pais, eles leem pra mim. Eles dizem que, se eu continuar lendo assim, vou conquistar muita coisa na minha vida. E, com certeza, eu vou ler mais, bem mais”, assegurou Klívia que sonha em ser professora ou jornalista.
Escola promoveu o top 10 entre os alunos; a quantidade mínima lida por eles foi de 12 livros
Além de Klívia, outros alunos e turmas que se destacaram pela quantidade de livros lidos também foram premiados. A dinâmica para obter o resultado foi a seguinte: as crianças locavam o livro na Sala de Leitura e quando devolviam, faziam um relato do que haviam aprendido com as histórias, o que mais gostaram.
Esses relatos eram feitos para a monitora da Sala de Leitura, Kaanne Moreno, que viu de perto o desenvolvimento delas. “Samuel, estudante do vespertino premiado com uma bicicleta por ter lido mais de 30 livros, por exemplo, estava no nível 3 de leitura, ou seja, lendo frases. Hoje, ele está no nível 6, lendo corretamente e no tempo adequado”, enfatizou Kaanne.
“Por isso, temos insistido, incentivado as crianças quanto ao hábito da leitura. Pois as crianças que leem muito, também são as que têm menos dificuldade de aprendizagem”, reforçou o diretor da escola, Ronilson Ferreira.
É nesse sentido que os investimentos do Governo Municipal têm sido intensificados, como afirmou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia. “A leitura permite que essas crianças ganhem o mundo, permite a construção do conhecimento e a evolução do ser. Por isso, vamos incentivá-las cada vez mais a serem leitoras”.