Descubra os dados que Pokémon GO secretamente coleta do seu celular

Nintendo Co.'s Pokemon Go is displayed on a smartphone in Tokyo, Japan, on Tuesday, July 12, 2016. Pokemon Go debuted last week on iPhones and Android devices in the U.S., Australia, and New Zealand, letting players track down virtual characters in real locations using their smartphones. Nintendo is an investor in Niantic Inc., the games developer. Photographer: Akio Kon/Bloomberg via Getty Images

Pouco mais de 24h depois do lançamento oficial de Pokémon Go no Brasil, milhões de jogadores já estão tomando as ruas em busca de suas criaturas favoritas na intenção de viver o sonho de ser um verdadeiro Mestre Pokémon. Grande parte do desafio do novo aplicativo envolve conseguir completar a Pokédex e pegar todos os monstrinhos. Mas enquanto você está com o jogo aberto em seu celular, não é só você que está capturando tudo por aí.

Durante a diversão de milhões de usuário ao redor do mundo inteiro, a Niantic Inc, responsável pelo desenvolvimento do jogo está coletando uma grande quantidade de informações dos usuários. A empresa utiliza a localização por GPS dos celulares para registrar todo o movimento dos jogadores. A Niantic sabe onde cada treinador vai, quando e quanto tempo gasta em cada lugar.

Diversos usuários se conectam a Pokémon Go por meio do login de sua conta Google, permitindo que a empresa tenha acesso a informações extra, além de sua posição no mapa. Ao concordar com a política de privacidade do aplicativo, você permite que Pokémon Go acesse seu e-mail e endereço de IP, dentre outros.

Acesso completo

1-16-600x287Se você utiliza um dispositivo iOS e acessa o jogo por meio de seu login numa conta Google, a Niantic tem acesso a tudo ligado a esse perfil. Isso significa que a empresa pode ler e escrever e-mails por você, acessar arquivos no seu Google Drive e Google Fotos e muito mais.

Talvez você ainda possa estar se sentindo seguro pensando que a empresa não utilizará esses dados, ou aceita compartilhar todo o conteúdo em troca de se divertir no jogo, mas ainda tem motivos para tomar cuidado.

Os maiores riscos podem vir das ameaças hacker. Qualquer pessoa ou grupo que conseguir acesso aos computadores com os dados dos usuários de Pokémon Go terá condições de utilizá-los da forma que quiser. Alguns hackers já chegaram a acessar o jogo e impedir o seu funcionamento no exterior, antes do lançamento oficial no Brasil.

Resposta

2-32-600x400Para aliviar os fãs preocupados com a segurança de seus dados, a Niantic soltou uma nota oficial explicando que está provocando mudanças no acesso às contas Google e limitando o requerimento do aplicativo aos perfis. Com a mudança, Pokémon Go deve ser capaz de ter conhecimento apenas de seu e-mail e nome de usuário.

“Assim que tomamos conhecimento desse erro, começamos a trabalhar numa forma de rever as permissões que o aplicativo requer para acessar apenas conteúdo básico dos perfis Google, além das informações de localização que já temos acesso”, explicou a empresa.

Por enquanto, o acesso completo ainda pode permitir que a Niantic tenha acesso à toda informação, assim como capacidade de postar, deletar e enviar coisas com seus usuários. Apesar disso, os usuários podem acessar sua conta Google e retirar a permissão completa que Pokémon Go tem ao seu perfil e isso não deve atrapalhar o funcionamento do jogo.

Será que vale mesmo a pena correr o risco de deixar todas as suas informações pessoas nas mãos de uma empresa ou sob o risco de hackers para se divertir capturando criaturas virtuais?

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

Advertisement