Câmara reforça luta contra conteúdo falso

Um reforço ao processo de checagem dos boatos que se espalham feito rastilho de pólvora principalmente por redes sociais e aplicativos de mensagens vem de iniciativa da Câmara dos Deputados, que ontem lançou ferramenta para receber demandas de cidadãos e parlamentares e apurar fatos disseminados como verdadeiros.

O projeto, batizado de Comprove, foi apresentado no seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, realizado em parceria com os institutos E se fosse você? e Palavra Aberta. Utilizando um número de WhatsApp, cidadãos poderão encaminhar dúvidas ou conteúdos para verificar a veracidade das informações. A equipe que abastece a ferramenta ficará encarregada de conferir a autenticidade e responder a demanda, classificando o material como fato, falso ou impreciso. Por meio de uma página no portal da Câmara dos Deputados serão disponibilizadas as checagens, que poderão ser replicadas. O serviço também apresenta dicas e orientações sobre como evitar, não acreditar ou reproduzir esses conteúdos.

– É um instrumento que a Câmara vai oferecer à sociedade em defesa da democracia e contra notícias falsas. Para enfrentar este fenômeno é necessário redobrar a confiança na liberdade de expressão e ter mais educação midiática – aponta o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, o deputado baiano Orlando Silva (PCdoB).

Ministro no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebe hoje o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, que lançará livro e será homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma.

“Acredito que, entre o projeto do ministro Sergio Moro e do ministro Alexandre de Moraes, nós temos aí 60%, 70% do projeto dos dois que serão colocados a voto e serão aprovados pela Câmara”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara comentando as chances de aprovação dos projetos anticrime

 

Fonte: A Tarde

Advertisement