Após a apresentação do relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, o governo federal tenta negociar com ele a reintrodução do sistema de capitalização no parecer. O regime é um dos pontos-chave de discussão da proposta e está entre os itens excluídos pelo tucano.
Segundo informações do jornal O Globo, Moreira não descartou a possibilidade. “O meu relatório pode ser modificado, estou aberto ao diálogo”, declarou. O deputado disse que deve fazer ajustes no documento, mas apenas após a fase de discussão, que antecede a votação da matéria, prevista para a última semana de junho, no colegiado. Ele afirmou ainda que eventuais mudanças terão que ser negociadas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com líderes dos partidos.
Alvo de discussão desde que a proposta de reforma foi apresentada, a capitalização é questionada por diversos grupos de oposição ao governo, a exemplo dos governadores do Nordeste. De acordo com o texto original da proposta, o regime determina que os trabalhadores poupem seus salários para garantir a própria aposentadoria. Assim, eles devem contribuir da mesma forma que os empregadores.