Ações judiciais do Movimento Contra a Morte Prematura, comprovando contaminação do Rio Verruga, acolhidas pelo Ministério Público, o Dr. Beneval Santos Mutin, entrou com Ação Civil contra a Prefeitura de Vitória da Conquista e a EMBASA, estando na Curadoria Regional Ambiental. Contra canais pluviais e bocas de lobo contaminadas, com o Promotor da Curadoria do Meio Ambiente, Dr. Carlos Róbson de Oliveira Leão, Inquérito instaurado, laudo técnico do IFBA – Instituto Federal da Bahia, comprovando veracidade no Dossiê do MCMP, “são mais de trinta anos de contaminação, expondo germes patogênicos”, afirma André Cairo, perplexo!
Outubro de 1987, seis pessoas morrerem afogadas na Praça do Gil, dentro de um Corcel amarelo, numa chuva alagando vias públicas de Conquista; preocupado, André Cairo foi à PMVC, reclamara falta de desvio pluvial adequado e não parou. Em 1989, ao perceber mulher dividida ao meio na Av.Presidente Dutra, atropelada por carreta em alta velocidade em frente ao DNER, criou o Movimento Contra a Morte Prematura, “passados 29 anos,
Conquista continua com dois Rios contaminados, o Verruga e o outro quando chove, acreditando no Ministério Público!” Finaliza Cairo, indignado!