Cinco projetos desenvolvidos em unidades da rede estadual de ensino estão entre os 35 trabalhos selecionados na etapa regional da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pelaFiocruz. Em todo o Brasil, foram inscritos 1.228 trabalhos nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências. A relação dos projetos selecionados foi divulgada nesta terça-feira (16).
A professora Karine Brandão, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, desenvolveu, com estudantes do Ensino Médio, o projeto ‘Árvore Digital do Centro Juvenil de Ciência e Cultura’. “Fizemos um estudo das árvores localizadas no terreno da escola e colocamos QRCode em cada uma para que a comunidade escolar acesse, do celular, informações e curiosidades sobre elas”, afirmou a professora, que pretende ampliar o projeto para as outras escolas da Rede Estadual de Vitória da Conquista. O trabalho foi selecionado na categoria Produção de Textos.
É de Canudos o outro selecionado, na categoria Projeto de Ciências, ‘Carne Nutritiva e Sustentável a partir do coração (flor) da bananeira: um alimento a ser inserido na merenda escolar’, desenvolvido por estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Luís Cabral, sob a coordenação da professora Wilciane Soares Silva Ferreira. “Aqui na cidade tem muita plantação de banana e observamos que o coração da planta era descartado. Então resolvemos fazer um teste na merenda escolar e tivemos uma boa resposta. Os alunos gostaram porque é parecido com a carne de soja”, afirmou a orientadora que, agora, estuda formas de acelerar o preparo da carne vegetal para introduzir, definitivamente, na merenda escolar.
Os estudantes do Ensino Fundamental do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf), em Itabuna, desenvolveram um trabalho de conscientização da comunidade escolar e do entorno da unidade. O projeto ‘Homem x Água. Atitudes negativas e corretivas: CIOMF cuidando das águas’ levou os estudantes para as feiras livres da cidade para levar informação sobre desperdício e contaminação das águas. A estudante Jhuly Borges Oliveira, 12, do 7º ano do Ensino Fundamental, fala dos benefícios do projeto. “Aprendi durante todo o processo com meus colegas e com a comunidade que devemos colaborar com o nosso planeta. A água é a nossa vida”, concluiu a estudante. O projeto teve a orientação da professora Gracileide Silva Guimarães Sousa.
Em Salvador, dois projetos foram selecionados, entre eles o ‘Água é tudo’, que foi desenvolvido pelos estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Tereza Helena Mata Pires, sob a orientação da professora Mércia Silva Abreu. Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Dorival Passos foram selecionados, junto com a professora Luzânia Fonseca Imperial, com o projeto ‘Seja Vencedor nessa Batalha!’, na categoria produção Audiovisual.
Fonte: Blog do Caique Santos