Nesta quarta feira (11), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) restabeleça o contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), com urgência, para que os consumidores possam voltar a pagar as contas de energia elétrica nas casas lotéricas. Desde o dia 1º de junho, o pagamento nas lotéricas foi suspenso, o que vem gerado muita reclamação dos clientes.
De acordo com a Coelba, a medida foi necessário devido ao alto custo cobrado pela Caixa para renovar o contrato. Desde então, a Coelba estabeleceu outros locais para a quitação do boleto. Porém, os consumidores reclamam das longas filas enfrentadas nos locais e da demora para o pagamento. Além disso, os clientes apontam também dificuldade de locomoção entre os bairros onde moram e os pontos oferecidos pela Coelba.
Atualmente, as contas de luz na Bahia podem ser pagas em estabelecimentos comercias como lojas de varejo, padarias, farmácias e rede credenciada própria, que são os pontos de serviços da Coelba. Alguns bancos também aceitam o pagamento no caixa, como o Banco do Brasil, Santander e Bradesco.
De acordo com o MP, além da recomendação para o restabelecimento de contrato a Caixa, foi recomendado também que a Companhia não suspenda o fornecimento de energia para consumidores inadimplentes, nem aplique multas aos usuários que estejam com faturas atrasadas, em relação ao período compreendido entre o dia da rescisão oficial do contrato até o momento em que ele for restabelecido.