Por um lado, motoristas reclamam que os pedestres não estão preocupados em sofrer acidentes e até morrer, pois vivem distraídos nos deslocamentos; por outro, pedestres dizem que os motoristas é que não respeitam as regras. Mas independente de tomar um lado desse conflito, todos sabemos que o cuidado com a nossa vida é responsabilidade primeira de cada um; afinal, não existe maior legado que este para a humanidade: a proteção da vida e devemos começar a cuidar da nossa, como regra primeira.
Dentro dessa defesa, é que alertamos a todos os pedestres a agirem de forma responsável nos seus deslocamentos, destacando algumas regras básicas de segurança, que devem sempre ser reforçadas:
- O pedestre deve sempre caminhar pela calçada. Se ela não existir e for obrigado a ir para via, procure sempre fazer uma fila única para não ficar exposto ao tráfego viário.
- Não use celular ao caminhar, nem fone de ouvido. A audição é essencial na sua segurança; e esses equipamentos te impedem de ouvir e prestar atenção na via.
- A regra do ver e ser visto é válida para esse segmento também. O pedestre precisa estar atento ao entorno e ter a certeza que os demais motoristas também possam vê-lo.
- Nas travessias, procure sempre pela faixa e observe a abertura do semáforo para o pedestre.
- Mesmo após o sinal a aberto, certifique-se que os veículos estão mesmo parados, antes de entrar na via.
- Quando não existir faixa de pedestre, evite fazer travessias próximo à curva e esquinas.
- A travessia deve ser feita sem correria, pois pode existir o risco de quedas e acidentes.
- Não saia de trás de árvores, postes, ônibus, carros ou objetos que possam impedir que você seja visto pelos demais motoristas.
- Crianças devem sempre estar acompanhadas por adultos na via.
- Se o pedestre vai embarcar e/ou desembarcar, deve fazê-lo pela calçada.
- Tome muito cuidado com saída de veículos e garagens.
- O pedestre também não deve circular entre os veículos.
- Pedestres idosos e obesos podem precisar de ajuda para concluir travessias. Sempre que puder, ajude!
Faça a sua parte no trânsito e proteja a sua vida. Fonte: OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Fonte: Blog Transitar