A Prefeitura Municipal quer ouvir você antes de elaborar o Plano Plurianual (PPA) de Vitória da Conquista. Por isso, está sendo lançada a Carta do Futuro – um questionário online no qual a população pode apontar as necessidades mais latentes da cidade e expressar sugestões de mudanças. A iniciativa, pioneira no município, é mais uma ferramenta pensada pelo Governo Mais Perto de Você para ouvir os cidadãos e desenvolver uma administração adequada aos seus anseios.
Por meio da Carta do Futuro, você pode opinar sobre as áreas de trabalho; desenvolvimento econômico; educação; saúde; mobilidade; infraestrutura; meio ambiente; desenvolvimento social; segurança; agricultura; cultura, turismo e esportes. Cada questionário dá espaço para o cidadão responder a três desses quesitos de uma vez. Mas é possível opinar sobre todas as áreas, basta preencher novos formulários.
O questionário online já está disponível e pode ser acessado aqui. Os formulários estarão disponíveis até o dia 18 de agosto. Após isso, o resultado será apurado pela Prefeitura Municipal, que, em parceria com a Fundação Dom Cabral, irá elaborar o PPA. Então, o documento seguirá para avaliação e votação na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Entenda o PPA – O Plano Plurianual (PPA) deve ser elaborado a cada quatro anos por todas as entidades da federação – Governo Federal, Estados e Município. O documento, que passa pela aprovação do Poder Legislativo, consiste em um planejamento estratégico, com metas e diretrizes que devem ser seguidas pelo ente durante o quadriênio. O PPA também está vinculado à Lei de Diretrizes Orçamentárias – o município, por exemplo, não pode incluir em seu orçamento algo que não esteja previsto no Plano.
“A ideia é fazer um PPA que expresse o que a cidade espera para o seu futuro. A construção disso não pode ser dar da cabeça de um gestor, ou de um grupo de pessoas. A ideia é que essa construção de uma Conquista do futuro seja compartilhada com a comunidade”, explica o secretário de Comunicação, André Ferraro, sobre a proposta da Carta do Futuro.
Fonte: PMVC