Na manhã desta terça-feira (11), a Bancada de Oposição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista se reuniu pela primeira vez nesta legislatura. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões e contou com a presença da líder Viviane (PT), do vice-líder Alexandre Xandó (PT) e dos vereadores Ricardo Babão (PCdoB), Ricardo Gordo (PSB), Cris Rocha (MDB) e Léia de Quinho (PSD). Os demais integrantes da bancada não puderam comparecer devido a compromissos do mandato.
A reunião teve como objetivo recepcionar os novos vereadores da oposição e debater pautas prioritárias para os trabalhos na Casa. Entre os temas discutidos, destacam-se a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno, a estratégia de atuação nas comissões temáticas e a relação com a Mesa Diretora, a Bancada de Situação e o Poder Executivo.
A vereadora Viviane destacou a importância do encontro para alinhar as diretrizes do grupo e reforçar o compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Foi um diálogo democrático, de orientação sobre pautas importantes. Muitos vereadores estão iniciando agora, então apresentamos a lógica de funcionamento da Câmara para garantir um trabalho mais harmônico e produtivo. Vamos levar algumas dessas questões ao presidente da Casa e manter o diálogo com a Mesa Diretora, a Situação e o Executivo”, afirmou.
O vice-líder Alexandre Xandó explicou que a reunião serviu para um “alinhamento de conteúdo”, abordando estratégias de atuação dentro das comissões temáticas e a fiscalização dos recursos públicos. “Sabemos que a Oposição é minoria, o que dificulta a atuação, mas ainda assim há caminhos para garantir o melhor para nossa cidade. Também iniciamos discussões sobre a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno, com um estudo coletivo para apresentarmos propostas de mudança”, destacou Xandó.
A Bancada de Oposição pretende manter encontros periódicos para debater novas estratégias e fortalecer sua atuação no Legislativo municipal.