Na tarde desta segunda-feira (16), foi realizada a entrega da 89ª unidade escolar revitalizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Benedito Soares, localizado no bairro Guarani, passou por uma reforma completa em suas instalações, com um investimento de R$ 224.737,30. O evento contou com a presença de alunos, pais, professores, servidores do Cmei e autoridades, incluindo a prefeita Sheila Lemos, o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, e o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.
Antes da cerimônia, a prefeita Sheila Lemos visitou as instalações da unidade, que passou por uma reforma abrangente. As melhorias incluíram a instalação de forros em todos os ambientes, novos sanitários, janelas e uma pintura lúdica que transforma o espaço em um ambiente mais acolhedor e estimulante para as crianças.
Em seu discurso, a prefeita celebrou as 89 unidades escolares entregues durante sua gestão e destacou o compromisso com todas as etapas da formação infantil. “O que procuramos fazer nas nossas escolas é garantir não apenas um espaço reformado, mas um ambiente de qualidade pedagógica, um lugar que permita que as crianças tenham prazer em aprender”, afirmou Sheila.
Edgard Larry, secretário municipal de educação, salientou a importância do cuidado em padronizar a qualidade das unidades escolares da Zona Urbana e da Zona Rural. “O exemplo é esta entrega de hoje da Padre Benedito para a população do bairro Guarani. A unidade foi totalmente revitalizada, recuperada, para que nossas criancinhas, nossos alunos, tenham o melhor acolhimento possível, e da mesma forma nossos professores e servidores”, completou Larry.
Aprovação de pais, professores e alunos
Zoraide Freitas, representando os pais dos alunos do Cmei, expressou sua emoção pela revitalização do centro. “A melhoria da escola se reflete em casa, pelo comportamento de nossos filhos. A transformação da escola é um investimento para o futuro”, salientou Zoraide, destacando a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento das crianças.
Vilma Ribeiro, professora do Cmei, também comentou sobre o impacto positivo da renovação. “O espaço renovado se reflete na autoestima de todos. Aqui é um ambiente onde as crianças merecem estar confortáveis, e os pais podem trabalhar sabendo que seus filhos estão em um lugar acolhedor e seguro”, afirmou Vilma.
Dois alunos da professora Vilma também aprovaram as mudanças. Matheus Silva e Romário Gomes, ambos de seis anos, expressaram sua alegria com a reforma, especialmente em relação ao espaço destinado a brincadeiras e jogos. “Essa creche ficou linda! Pena que estou quase indo embora e vou sentir saudade. Vou visitar aqui sempre, até quando eu crescer”, disse Romário, com entusiasmo.
Um legado de solidariedade
O Centro Municipal de Educação Infantil foi fundado em 1982 pelo então prefeito Raul Ferraz e, em 1988, recebeu o nome em homenagem ao padre Benedito Soares, que foi assassinado após um assalto. O padre Benedito, conhecido por seu trabalho em causas sociais, foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Vitórias e deixou um legado de solidariedade em Vitória da Conquista.
A reforma
A escola foi contemplada com uma reforma geral. Dentre as melhorias, a mais importante foi a instalação de forros em todos os ambientes, proporcionando um espaço adequado para os alunos e profissionais envolvidos. Também foram substituídas as janelas de madeira, que já estavam deterioradas, por blindex, além do portão principal, que agora conta com um novo acesso, respeitando a acessibilidade, principalmente para atender à educação infantil. Além disso, houve a revitalização dos sanitários, construção da central de gás, revisão elétrica e hidráulica, pintura geral e lúdica.