Na manhã desta sexta-feira (6), o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) instituído pelo Governo Municipal para planejar e monitorar as ações do Programa Minha Casa, Minha Vida, se reuniu para propor um plano de ação para 2025. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
O GTI foi instituído pela Prefeitura, considerando portarias publicadas pelo Ministério das Cidades, que dispõem sobre várias questões, a exemplo das especificações urbanísticas, de projeto e de obra das unidades habitacionais, além de requisitos para o processo de seleção de propostas destinadas à provisão subsidiada de novas unidades. O encontro de hoje reuniu representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Gestão e Inovação, Desenvolvimento Rural, Finanças e Execução Orçamentária, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Serviços Públicos.
“O grupo de trabalho tem como foco antecipar questões ligadas à implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida que possam impactar nos diversos serviços executados pela Prefeitura e seus equipamentos. Nesta segunda reunião tratamos dos atos normativos do PMCMV e foi proposto um plano de ação para o ano de 2025, que será revisado e aplicado a partir do próximo encontro. As secretarias transversalmente se correlacionam com a Política de Habilitação de Interesse Social”, disse a coordenadora de Programas e Projetos Habitacionais da Diretoria de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Yasmin Chaves.
As reuniões são quinzenais e deverão ocorrer pelo período de um ano, podendo ser prorrogado. Por meio dos encontros, o GTI irá abordar as situações referentes ao cadastro, questões ligadas a vagas em escolas, postos de saúde, transporte público, igualdade racial, atendimento na rede socioassistencial, entre outras.
O gerente do Cadastro Único e Bolsa Família, Magno Aguiar, lembrou que o CadÚnico vai ser base de informação para o Programa Minha Casa, Minha Vida, que está sendo implementado e, por isso a necessidade de as famílias estarem com o cadastro atualizado. Ao todo, Vitória da Conquista será contemplada com 1.676 unidades habitacionais.
“É reforçar com as famílias a importância de manter o cadastro sempre atualizado, que as informações sejam fidedignas, que não haja tentativa de burlar ou esconder alguma informação, que é importante também frisar que a cada dois anos é obrigatório a atualização do cadastro, mas que essa mudança pode ser feita também sempre que mudar uma informação importante, como endereço, renda, escola de filhos, a composição familiar”, explicou