Adolescentes do Nuca visitam sede da Secretaria Municipal de Saúde e conhecem serviços da pasta

Um grupo de adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) visitou a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e conheceu os diversos setores que compõem a SMS. Ao final da visita, o grupo, composto por 21 meninas e um menino, se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, para discutir ideias propostas por eles e debater questões relacionadas à área.

A visita foi guiada por Gislany Fontes, coordenadora de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente, e acompanhada por Laís Pinheiro, mobilizadora do Nuca. Segundo Laís, a proposta de familiarizar os adolescentes com os espaços públicos e as políticas públicas surgiu da necessidade de incentivá-los a participar ativamente da vida cidadã. “Essa iniciativa visa proporcionar um entendimento mais profundo sobre as políticas públicas de saúde, educação e desenvolvimento social, para que eles possam, tanto agora quanto no futuro, contribuir para a implementação dessas políticas voltadas ao bem-estar de cada um”, explicou.

Laís Pinheiro também destacou a importância de estimular o interesse dos jovens pela gestão pública. “Ao conhecerem os setores da Secretaria, eles têm a oportunidade de entender os mecanismos, serviços e processos administrativos. Isso pode despertar neles o interesse pela gestão pública e, quem sabe, futuramente, contribuir para a administração dessas secretarias”, exemplificou.

*Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca)*

O Nuca tem como objetivo promover a participação dos adolescentes em questões que afetam suas vidas, com base no Selo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O núcleo é um importante instrumento para a compreensão e reivindicação de direitos. Em outra oportunidade, os adolescentes visitaram a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), onde conversaram com o secretário da pasta, Michael Farias, e a próxima visita do Nuca será à Secretaria Municipal de Educação (Smed), todas elas envolvidas nas ações do Selo Unicef.

Advertisement