Por iniciativa do portal Porvir em parceria com a Mind Lab, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), recebeu nessa terça-feira (13), o prêmio Gestão Inovadora na Educação 2024, em virtude da implementação do processo de matrículas on-line na rede de ensino, em 2024. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb. Outros nove municípios também foram premiados nesta primeira edição, que busca em reconhecer e destacar gestões que inspiram e criam legados duradouros.
O secretário Edgard Larry destacou a importância da matrícula on-line tanto no que diz respeito à agilidade quanto para facilitar a vida dos pais e dos próprios servidores da educação. “É muito rápido e prático. Hoje, a tecnologia faz parte da vida, ela está em todas as áreas e em todos os lugares, na educação, na sala de aula, porque oferece oportunidade única de personalizar o ensino, adaptando as necessidades de cada aluno e permitindo que eles avancem no seu próprio ritmo”. Ele disse ainda que em breve será disponibilizado o Diário de Classe Digital.
*Mind Lab e Porvir*
A Mind Lab surgiu em Israel, em 1994, chegando ao Brasil em 2006. É líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. O Porvir é um instituto sem fins lucrativos que nasceu em 2012 com educadores e jornalistas com o objetivo de levar práticas exitosas, inovações e trocas dessas práticas.
“Juntos fizemos um trabalho de mapeamento sobre várias práticas exitosas realizadas em vários municípios inclusive Vitória da Conquista. Entendemos educação quando conseguimos de fato, tirar aquilo que está na sala de aula e mostrar com o comprometimento de compartilhar. Procuramos uma gestão que de certa forma fosse inovadora, mas compartilhasse sua prática com as demais”, explicou o gerente comercial da Mind Lab, Erick Medrado.
Ainda segundo ele, para a escolha dos 10 municípios, foi criada uma série de significações, chamadas de áreas de competências, e Vitória da Conquista foi o único da Bahia a ser reconhecido nesse processo. E aproveitou para destacar o trabalho da rede relacionado ao Censo Escolar. “Há escolas que apresentam o censo atrasado ou com erros, isso impacta no repasse de recursos. Não é o caso de Vitória da Conquista. O trabalho que a Smed tem feito aqui vai render frutos para toda a rede municipal”, ressaltou.
Diretora da Escola Municipal Conquista Criança, Stela de Oliveira Mendes Costa representou os servidores escolares e relatou a visão futurista da Smed. “Fui testemunha dos avanços das escolas e creches do município ao adquirir recursos tecnológicos, tanto na área administrativa, com a matrícula virtual, quanto na área pedagógica com as plataformas digitais, jogos virtuais como a mesa Play Table”.