A vacinação contra a dengue foi iniciada em Vitória da Conquista, na última quarta-feira (3), com a sobra das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, e já foram vacinadas 3.327 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, até essa segunda-feira (8).
Todas as 6.670 doses recebidas já foram distribuídas às salas de vacina das unidades de saúde do município que estão fazendo a imunização desse público, somente no turno matutino, enquanto houver estoque. Exceto as unidades Vila Serrana, Urbis VI, Pedrinhas, Jardim Valéria I e II, que já esgotaram o estoque.
Confira as unidades que estão fazendo a vacinação:
UBS Dr. Admário Santos (bairro Brasil)
UBS Hugo de Castro (bairro Guarani)
UBS João Melo Filho (bairro Ibirapuera)
UBS Cae II (bairro São Vicente)
UBS Panorama
UBS Régis Pacheco (centro)
USF Nestor Guimarães (bairro Jurema)
USF Campinhos
USF Morada dos Pássaros
USF Nova Cidade
USF Patagônia
USF Nelson Barros (bairro Kadija)
USF Recanto das Águas
USF Solange Hortélio (Urbis II)
USF Urbis V
USF Nossa Sra. Aparecida
USF Bruno Bacelar
USF Jardim Valéria III
USF Miro Cairo
USF Conveima
O município já solicitou mais doses ao Ministério da Saúde para dar continuidade à vacinação contra dengue, mas até o momento não foi incluído na lista de municípios selecionados pelo MS para receber a vacina, por não atender ao critério de alta transmissão exigido, segundo informado pelo órgão federal. As vacinas enviadas para Vitória da Conquista são as sobras de lotes que originalmente foram enviados a outros municípios, mas que acabaram não sendo utilizados, e cujo prazo de validade se encerra no final deste mês.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Mariana Fernandes, a estimativa de público-alvo dessa faixa etária no município é de 26.362 crianças e adolescentes. “A procura nos primeiros dias foi intensa, mas essa semana já iniciou de forma bem mais branda, contudo, foi maior nas unidades cujo estoque já acabou. Mas ainda temos muitas unidades que ainda tem vacina e os pais podem levar seus filhos para serem vacinados”, afirmou Mariana.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para se vacinar, é imprescindível apresentar o cartão de vacina da criança ou do adolescente, juntamente com o cartão SUS ou CPF. As crianças e adolescentes que tenham sido acometidos pela dengue recentemente precisam aguardar seis meses para fazer a vacinação.