A policial penal Joneuma Silva Neres, de 33 anos, é a segunda mulher a ser nomeada diretora de um presídio masculino na Bahia. Ela assumirá a direção do Conjunto Penal de Eunápolis, no lugar do tenente-coronel PM Cleber Santos. A nomeação de Joneuma foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta quinta-feira (14), juntamente com a exoneração do tenente-coronel Cleber.
Na mesma edição do DOE, foi publicada a nomeação do novo diretor-adjunto, Elton Deolino Rocha, que assume no lugar do capital PM Ivan Jorge Leite Almeida, que foi exonerado.
EXPERIÊNCIA NA ÁREA PENAL – A teixeirense Joneuma Silva Neres atua como policial penal no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), onde está lotada desde 2016, após concluir o curso de formação para Agente Penitenciário, em 2015. Em 2016, ela participou do Curso de Capacitação de Agentes Penitenciários, realizado pela CIPE-MA/PMBA. Além disso, participou do Curso de Rotinas e Procedimentos Penitenciários, em 2021.
Joneuma já exerceu funções no GEOP, com escolta e custódia de internos e internas, em 2017 e 2022, na unidade prisional do CPTF.
Graduada em Direito pela FASB em 2023, a nova diretora do Conjunto Penal de Eunápolis possui pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, Criminologia e Direito Administrativo. Aprovada no 39° exame da OAB, atualmente é acadêmica de Jornalismo pela Anhanguera. As informações são do Radar News para o Blog do Edyy.