A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), composta por integrantes da proteção social básica, especial e da Rede de Atenção e Defesa de Crianças e Adolescentes, se reuniu com conselheiras tutelares da zona leste, oeste e rural, para discutir as demandas relacionadas ao atendimento prioritário de crianças e adolescentes em contextos de violência.
Um dos principais pontos de pauta trazido pelas conselheiras foi a importância de manter, de forma ágil e eficiente, o acolhimento às crianças vítimas ou testemunhas de violência. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias destacou como esse diálogo auxilia a repensar as práticas dentro das unidades de atendimento da assistência social e também dos conselhos tutelares. “Temos uma proposta coletiva de romper com a revitimização, por isso estamos sempre qualificando os nossos profissionais e desconstruindo essas práticas. Esse é um compromisso da gestão municipal com as crianças e adolescentes de Vitória da Conquista”.
A expectativa é que a partir dos diálogos, os Conselhos Tutelares possam atuar de forma cada vez mais integrada com as unidades da assistência social, como os Cras e os Creas. A conselheira tutelar da zona rural, Joice Prado, destacou como é fundamental para o conselho manter diálogos diretos com a Semdes, sempre com o foco no fortalecimento da rede de proteção social. “Ter fácil acesso à Secretaria de Desenvolvimento Social é fundamental para o nosso trabalho. Sempre que identificamos alguma dificuldade no fluxo ou no atendimento, podemos contar com o secretário e sua equipe para alinhar essas questões e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou.