Um morador representando a todos os pais que têm filhos estudando na região de Maria Clemência, nos mandou um texto e algumas fotos da escola, mostrando como está a situação no local.
Veja abaixo:
‘Nossa região é quilombola e composta por várias comunidades. Tínhamos 3 escolas na região. Uma no povoado Riacho de Teófilo, outra no povoado Manoel Antônio e outra em Lagoa de Maria Clemência. No início da gestão Herzem Gusmão as duas primeiras foram fechadas e todos alunos foram remanejados para a Escola Municipal Alfredo Brito em Lagoa de Maria Clemência, tendo que pegar ônibus todos os dias e por muitas vezes, pela falta de manutenção das estradas os ônibus não passam em todas as comunidades, atolam e as crianças precidam andar quilômentros para pegar o ônibus É uma escola que atende até o 5°ano. Ou seja, seu público é de crianças. Pelo demanda de alunos, precisaria de uma ampliação da escola, inclusive construção de mais salas, já que algumas turmas são deslocadas para a sala da associação de moradores a ums 100 metros da escola, sala essa que o ambiente não contribui em nada para o desenvolvimento do apredizado, pois o teto é de zinco, pouquíssima ventilação e ainda dividem espaço com muitos materias de obra da associação.
Já foi cobrado, feito reunião com defensoria, secretário de educação Edgard Larry visitou a comunidade, prometeram reforma, inclusive interveções durante o período de férias mas enfim, nada disso aconteceu. Moradores e pais de alunos cobraram ao menos a limpeza do espaço durante o recesso, mas infelizmente e com muito desrespeito, nossas crianças foram recebidas hoje com um espaço “abandonado” e insalubre no primeiro dia de rotorno as aulas.
Vale lembrar que estamos passando por um período crítico de surto de dengue e aparecimento de animais peçonhentos.
Segue imagens…’